“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Caern vai instalar 95 mil novos hidrômetros até 2010

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu processo licitatório e em dezembro deve receber o primeiro lote de 5 mil hidrômetros, de um total de 50 mil, que serão instalados em Natal, Mossoró e Parnamirim, na primeira etapa do Programa de Micromedição implantado pela Companhia. Um novo processo de licitação está sendo iniciado, visando a aquisição de mais 45 mil hidrômetros, totalizando 95 mil novos medidores e um investimento, com recursos próprios, de mais de R$ 10 milhões. O objetivo da Caern é alcançar um índice de micromedição de 85% na capital. A medida vai diminuir o índice de perdas e melhorar o serviço prestado à população, além de socializar a distribuição da água, haja vista que o cliente vai pagar o que consumir.

A Caern iniciou também o processo licitatório para contratar empresa especializada, com o objetivo de começar, a partir de dezembro, a instalação de 30 mil novos hidrômetros em Natal, em áreas onde o índice de medição é deficiente. Atualmente, das 190 mil ligações ativas em Natal, 50 mil não dispõem do hidrômetro, o que resulta na emissão de contas com consumo estimado em 10 mil litros por mês, percentual, na maioria dos casos, abaixo da média efetivamente consumida. Ainda dentro do Programa de Micromedição, a Caern vai substituir, em Natal, Parnamirim e Mossoró, 65 mil hidrômetros com mais de dez anos de utilização, que já não oferecem segurança na medição do consumo.

A instalação dos hidrômetros definida pela Caern é superior à meta estabelecida pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico (Comsab) no último processo de revisão tarifária, concluído no final de julho. O Comsab definiu que, entre outras medidas, a empresa deve diminuir, em pelo menos 30%, o déficit de cobertura de hidrometração até o final de abril de 2010, o que quer dizer que a Caern precisa instalar pelo menos 15 mil hidrômetros dentro do prazo estipulado.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: