“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Últimos dias de inscrições para concorrer ao Microprojetos

Ação do Programa Mais Cultura destinará R$ 13,5 milhões para projetos culturais voltados a jovens do semiárido.

As inscrições de projetos ao edital Microprojetos Mais Cultura se encerram nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, no Piauí; dia 5, no Ceará; dia 7, na Paraíba e dia 9, no Rio Grande do Norte. Espírito Santo mantém as inscrições até o próximo dia 16 e Sergipe, até 23 de outubro.

Os projetos devem ser enviados para as secretarias de cultura de cada estado. Podem participar jovens com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas atividades.

Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos.

O Microprojetos Mais Cultura, ação do Programa Mais Cultura, é a primeira ação do Ministério da Cultura com o propósito de fomentar projetos culturais votados a jovens de 17 a 29 anos do Semiárido. O objetivo é promover a diversidade cultural da região por meio do apoio aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais.

Ao todo, serão investidos R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do Semiárido - Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.

Minas Gerais foi o primeiro estado a encerrar as inscrições em 7 de agosto. Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco concluíram a fase de inscrição nesta quarta-feira, dia 30 de setembro.

Sonho - "Essa ação vai realizar o sonho de muitos jovens, principalmente na parte musical, na categoria arte cênica, na dança, nas manifestações onde os jovens estão mais incluídos. Isso é muito bom", afirma a compositora Cícera Aducieles Nasaro, moradora do município de Granjeiros, no Ceará.

O coreógrafo José Roberto de Oliveira Santos está à frente de uma quadrilha junina do município de Arapiraca, Alagoas. Ele conta a dificuldade de produzir cultura na região. "Cada dançarino tira do bolso o dinheiro de sua roupa. Dançarinos que tiveram de tirar do pão (o dinheiro) para conseguir a roupa. Nós queremos ganhar esse prêmio para manter viva a cultura de Arapiraca, de Alagoas e do Brasil".

A secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, incentiva todos os interessados a participar do edital. "Qualquer manifestação cultural pode participar. Estamos apostando no fomento de pequenos projetos. Daí porque são projetos no valor de um a 30 salários mínimos. de todas as linguagens, de qualquer manifestação cultural, com recorte prioritário para a juventude"

Editais - Os editais foram lançados em parceria com os governos dos 11 estados e a ação conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC).

Os editais com mais detalhes estão disponíveis no sítio do Ministério da Cultura , no link Editais e Premiações , e nas páginas eletrônicas do Programa Mais Cultura e das secretarias e fundações de Cultura dos respectivos estados.

Rafael Ely

Assessor de Imprensa do Programa Mais Cultura

Nenhum comentário: