“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 1 de setembro de 2009

Associação prevê 123 mil vagas temporárias em todo o Brasil

Tradicionalmente, nos meses finais do ano aumenta o número de contratações temporárias no comércio. De acordo com a previsão da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), serão abertas 123 mil vagas de trabalho temporário para este Natal, isto é, 7% a mais em relação ao ano passado.

Preencher uma vaga representa não só renda extra como também a oportunidade do mercado avaliar o seu perfil. A média de efetivação estimada em 17% após a vigência do contrato representará emprego novo para 21 mil brasileiros. Jovens em situação de primeiro emprego respondem por 27% dos contratos previstos.

Perspectivas de crescimento

Ao completar um ano, a crise econômica mundial dá trégua aos brasileiros. De acordo com Vander Morales, presidente da Asserttem, neste Natal, além do setor de confecções, que sempre lidera as vendas de final de ano, os eletrodomésticos e os automóveis também terão destaque na lista de presentes, graças à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Para Morales, a oferta de crédito, a diminuição dos juros e a retomada da confiança do consumidor são fatores que influenciam o crescimento nas vendas, refletindo no aumento dos postos de trabalho.

Diferentemente do que ocorreu em 2008, quando os segmentos B e C foram o foco das vendas, as classes C, D e E serão as grandes consumidoras deste Natal, segundo Morales. Além disso, o benefício Bolsa Família representou ganho de quase 80% na renda destas pessoas. São 35 milhões de famílias que respondem por 78% do consumo dos lares brasileiros.

Diversos empreendimentos comerciais estão com inauguração prevista entre 2009 e 2010. Além de proporcionar o crescimento do mercado varejista, a construção de grandes centros de compras deve gerar em torno de 40 mil novos empregos diretos. A estimativa é que 18 shoppings centers e 275 supermercados estejam funcionando até o fim do próximo ano.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: