“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Convênio vai beneficiar garimpeiros do Seridó

O Ministério da Integração Nacional assinou convênio que autoriza a liberação de recursos para a execução do projeto do Núcleo de Apoio à Extração Mineral do Pegmatito do Seridó. O projeto, elaborado pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), tem como proponente a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), e vai beneficiar cerca de 240 garimpeiros de Currais Novos - e por extensão todo o Seridó - com a geração de trabalho e renda.
O objetivo do projeto é implantar o Núcleo no Povoado Cruz por meio da aquisição de equipamentos e implantação de 40 banquetas coletivas, além de prever o abastecimento do mercado regional que terá a Cooperativa dos Mineradores Potiguares (Unimina) como encarregada de vender o minério e reverter o lucro para os associados.
Para o secretário-adjunto da Sedec, José Rufino Júnior, o projeto fortalecerá o pequeno produtor ao facilitar a exploração do minério e agregar valor ao produto. “O setor mineral do RN é uma potencialidade econômica em quantidade e diversidade e nos últimos três anos recebeu um grande incentivo do Governo Estadual para a revitalização do setor. Com incentivos como esse do Núcleo e a divulgação que a governadora Wilma de Faria faz da potencialidade mineral junto aos empresários em eventos nacionais e internacionais a perspectiva é que o crescimento seja ainda maior para os próximos dois anos”, destaca José Rufino Júnior. Através do pegmatito são produzidos minerais como feldspato, quartzo, mica, tantalita/columbita e água marinha. “O projeto além de gerar os 240 empregos vai também fortalecer e estruturar a Cooperativa dos Mineradores Potiguares - Unimina, que vai poder oferecer um suporte melhor aos pequenos mineradores de Currais Novos e da região Seridó”, afirma Otacílio Oziel de Carvalho, coordenador de Desenvolvimento de Recursos Minerais da SEDEC.
O projeto está orçado em 496 mil reais, sendo 410 mil reais bancados pelo Ministério da Integração e o restante, 86 mil reais, será a contrapartida do Governo do Estado. Esse é o terceiro projeto viabilizado através da parceria sendo um em Ouro Branco com a extração e o beneficiamento do quartzito ouro branco e o outro em Itajá com o apoio ao desenvolvimento sustentável do pólo cerâmico do Baixo Açu.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário: