“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 17 de março de 2008

Quase 40% do spam da internet vem de uma única fonte, revela pesquisa

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança on-line Marshal concluiu que quase 40% de todo o spam – e-mails com mensagens não-solicitadas, a maioria composta de propagandas – que circulou na internet em fevereiro foi enviado por uma única fonte: uma rede de “bots” chamada Srizbi. Um bot é um programa que secretamente se instala em um computador, permitindo que um invasor possa controlá-lo. Uma rede de bots é formada por uma série de computadores infectados que podem ser usados em conjunto para causar estragos. Segundo a pesquisa, a rede de bots Srizbi é responsável por 39% de todas as mensagens de spam enviadas através da internet. Outras redes similares com ampla participação são a Rustock, com 20%, e a Mega-D, com 11%. A maioria dos spammers – piratas de computador responsáveis pela operação dos bots – utiliza mais de uma rede ao mesmo tempo. O produto mais promovido pelos spams em fevereiro foi uma linha de pílulas chamada Express Herbals, que promete aumentar o desempenho sexual masculino.
Contaminação
Geralmente enviada por e-mail, a mensagem de spam se camufla com assuntos populares (sexo, problemas de saúde, soluções financeiras milagrosas) para disseminar códigos maliciosos e vírus pela rede. O usuário que se deixa enganar tem o computador infectado e ajuda a multiplicar ainda mais as mensagens pela internet. A Marshal classificou a Srizbi como uma rede “extremamente avançada”. Os spams enviados por ela conteriam links para páginas contaminadas com mais cópias do código, de modo que ela aumenta automaticamente o número de computadores contaminados – os chamados “zumbis”. Além disso, a rede também forneceria automaticamente a seus operadores atualizações sobre quais endereços de e-mail são válidos ou não, permitindo que a rede sempre atinja os internautas.
Líderes mundiais
Os Estados Unidos continuam a ser os líderes mundiais na disseminação de spams e vírus, segundo números de outra empresa de segurança, a Network Box. De acordo com a pesquisa, 13% de todos os vírus e 15% dos spams têm sua origem nos EUA. Trata-se de um número 2,5 vezes maior que o país na segunda colocação, a Turquia, com 6%.

Fonte: G1

Nenhum comentário: