“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 1 de julho de 2008

Vacinação contra rubéola pretende atingir 70 milhões de pessoas

O Ministério da Saúde começa uma campanha nacional de imunização contra a rubéola, uma doença infecciosa que pode até matar, no dia 9 de agosto. A meta é vacinar 70 milhões de pessoas. Conforme o governo federal, 70% dos casos são confirmados em pacientes do sexo masculino. A meta tem previsão para ser atingida em cinco semanas.

A vacinação acontecerá em duas fases, uma com aplicação da dose dupla viral, contra sarampo e rubéola, em homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. A outra será por meio da vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, em pessoas entre 12 e 19 anos nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias.

A atenção especial será dada a pessoas com faixa etária entre 20 e 34 anos e, principalmente, homens, que se apresentaram em 70% dos casos confirmados da doença. No ano de 2007, a rubéola atingiu 20 estados brasileiros, num total de 8.156 casos. As regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste foram as mais afetadas.

Parceria
A campanha de vacinação contra a rubéola faz parte de um compromisso dos países das américas de se eliminar, até 2010, os casos da doença e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), que pode provocar aborto e malformação de bebês.
Fonte: DN Online

Nenhum comentário: