“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 8 de novembro de 2008

Iniciativa de prevenção ao câncer conta com 1,5 mil médicos

Cerca de 1,5 mil dermatologistas participam neste sábado da décima edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em 23 Estados.

Segundo o coordenador da campanha no Paraná, o médico Carlos Augusto Silva Bastos, serão realizados exames completos da pele e os pacientes serão orientados sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença.

O atendimento é gratuito e todos os casos de diagnósticos positivos serão encaminhados para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo. "Cerca de 10% das pessoas examinadas nas edições passadas da campanha apresentaram a doença. No Paraná examinamos cerca de 3 mil pessoas. Em todo o Brasil foram cerca de 32 mil", informou.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 120.930 novos casos da doença no País este ano. Desse total, segundo o médico, entre 7 mil e 8 mil são do Paraná.

Na Região Sul, a incidência é maior devido ao tipo de pele da maior parte da população, mais clara e mais suscetível ao câncer. Bastos disse que a expectativa, com essas campanhas de esclarecimento, é de que esse quadro mude em cerca de 30 anos, quando os jovens que atualmente se protegem do sol estiverem com idade mais avançada.

"É preocupante. As estatísticas ainda mostram que 70% das pessoas não têm o hábito de se proteger", afirma. Ele acredita que isso ocorre porque as pessoas são mais "imediatistas" e as conseqüências da falta de cuidados aparecem a longo prazo. "Até os 18 anos uma pessoa já pegou 80% do sol em toda a sua vida", alerta.

De acordo com o médico, o atendimento durante a campanha será prioritário para as pessoas que apresentarem alguma lesão de risco, pintas consideradas suspeitas ou algum histórico familiar de câncer de pele. "Não se trata de um mutirão de consultas dermatológicas, será bem específica", acrescenta.

Em Curitiba, o atendimento será feito durante todo o dia, nos hospitais evangélicos, nas clínicas e Santa Casa de Misericórdia. No interior e no restante do Brasil, os interessados podem ligar para o número: 0800 701 3187, para saber quais são os locais em que haverá postos de atendimento.

Além da proteção solar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença. É preciso estar atento a alguns sinais na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.

Também é preciso observar se alguma pinta preta ou castanha muda de cor, de textura, torna-se irregular nas bordas e cresce, além de manchas ou feridas que não cicatrizam, e que continuam a crescer casando coceira ou apresentando crostas, erosões ou sangramento.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: