“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Emergência chega a 34 cidades do RN

Subiu para 34 o número de municípios do Rio Grande do Norte que entraram com pedido de situação de emergência na Defesa Civil do Estado. Ao contrário de anos anteriores, quando o pedido ocorria em razão da estiagem, este ano o que tem levado os municípios a solicitarem ajuda federal é a falta de água potável para consumo humano, em decorrência do grande volume de chuvas no ano de 2008, que levaram à sangria de vários açudes, e inundações em diversas regiões do RN.

O que provocou a contaminação das águas e a tornou imprópria para consumo, principalmente nas zonas rurais, explicou assessor da coordenadoria da Defesa Civil do Estado, Carlos Alberto Ábdon Miranda. Ele enfatizou ainda que a Situação de Emergência nos municípios não é causada pela estiagem, mas sim por um exaurimento de recursos hídricos. Ou seja, há falta de água potável para as populações interioranas em razão de condições inadequadas de armazenamento e conseqüente contaminação por impurezas. ‘‘Este ano choveu muito no Rio Grande do Norte, não tivemos estiagem.

A falta de água que os municípios estão enfrentando é para o consumo humano, ocasionada pelo exaurimento de recursos hídricos em parte da zona rural. É exatamente em busca de água boa para beber que os prefeitos dos municípios entraram com pedido de emergência, solicitando assim o trabalho dos carros pipas para as zonas rurais’’, afirmou.

Até o momento, integram a lista de municípios com pedido de emergência, Boa Saúde, Passa e Fica, Bodó, Pedro Avelino, Brejinho, Pedra Grande, Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta, Doutor Severiano, Parazinho, Fernando Pedroza, Riachuelo, Florânia, Santa Cruz, Gov. Dix-Sept Rosado, Santana do Matos, Japi, São José do Campestre, Jardim de Angicos, São Paulo do Potengi, João Câmara, São Tomé, Jucurutu, São Vicente, Lagoa d’Anta, Serrinha, Lagoa Salgada, Senador Eloi de Souza, Messias Targino, Serra de São Bento, Nova Cruz, Tangará, Passagem, Touros. Dos 34 municípios da lista, 24 já estão com os carros pipas trabalhando nas localidades e amenizando o problema da falta de água potável, garantiu Miranda.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: