“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Senac RN vai aumentar vagas da gratuidade

Dentro do acordo firmado em julho passado com o Governo Federal, recentemente ratificado por força de decreto-lei, o Senac RN assumiu o compromisso, através do Programa Senac de Gratuidade, de ampliar em 2009, a oferta de vagas gratuitas nos cursos de formação inicial e continuada e de educação técnica de nível médio, incluindo aprendizagem. As vagas irão contemplar a população de menor renda (1,5 salário-mínimo por pessoa).

Com o PSG, o Senac passará a destinar 20% de sua receita compulsória líquida com gratuidade, 25% em 2010, 35% em 2011, progressivamente, até atingir 66,67% em 2014, priorizando o atendimento a alunos matriculados ou egressos e a trabalhadores empregados ou desempregados.

Os interessados em usufruir da gratuidade, por intermédio do PSG, terão que se submeter a um processo de inscrição, seleção, matrícula, previamente divulgados pela instituição, assim como os cursos disponibilizados, as unidades operativas e horários nos quais serão ministrados.

Importante ressaltar que o Senac RN priorizará os cursos de aprendizagem (operador de supermercado, assistente administrativo, serviços de hotelaria, entre outros), seguidos da educação profissional técnica de nível médio (habilitação e qualificação) e da formação inicial e continuada (capacitação e aperfeiçoamento), seguinte: do as orientações contidas no documento intitulado “Programa Senac de Gratuidade”. Portanto, os cursos de idiomas (inglês, espanhol, italiano, francês e alemão), não serão contemplados pelo PSG, em razão da sua tipologia, que não se enquadra dentre as normas estabelecidas, como à carga horária mínima de 160h.

Há 62 anos, o Senac oferece cursos de aprendizagem sem nenhum custo para o aluno. Atualmente, o Senac RN oferece mil vagas gratuitas para os cursos de aprendizagem. A partir do próximo ano, com o PSG essa a gratuidade será ampliada.

Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: