“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 17 de janeiro de 2009

Lula quer aumentar seguro-desemprego para aliviar efeitos da crise no mercado de trabalho

Preocupado com o agravamento dos efeitos da crise internacional no mercado de trabalho brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda aumentar o pagamento do seguro-desemprego das atuais cinco parcelas para até 12. A medida pode constar do pacote que o governo deve anunciar na terça-feira com várias ações de combate ao desemprego. Na véspera, Lula recebe representantes das principais centrais sindicais do País para discutir estratégias contra a crise e tomar para o Planalto as rédeas das negociações com os empresários.

A prorrogação do seguro-desemprego para 12 parcelas encontra resistência no próprio Ministério do Trabalho, preocupado com o impacto da medida no orçamento do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). O ministério estima gastar neste ano R$ 18 bilhões somente com esse benefício e defende a prorrogação somente por mais duas parcelas.

Sindicalistas e empresários já solicitaram ao governo que estenda o pagamento do seguro-desemprego por, pelo menos, 10 meses, especialmente para os empregados dispensados pelas empresas dos setores mais afetados pela crise global.

Lula não esconde a preocupação com o avanço das demissões: em dezembro, teriam chegado a 600 mil — quase o dobro da média histórica no mês. O presidente vai bater o martelo em relação às medidas do pacote após se reunir com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Paulo Bernardo, que voltaram recentemente de férias.

Nenhum comentário: