“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Padre nordestino é preso por atentado violento ao pudor

A viagem do padre paraibano Josean Dantas Rolim, que sairia do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, para Petrolina, no Sertão, terminou no Centro de Triagem Abreu e Lima (Cotel). O religioso foi preso em flagrante, na última quarta-feira, dia 5, quando cometia atentado violento ao pudor contra um adolescente de 14 anos. De acordo com sua identidade, Rolim é natural de Petrolina, mas segundo a delegada responsável Sheila Costa, o acusado afirmou vir de família paraibana, residente especificamente na cidade de João Pessoa.

A abordagem aconteceu no terminal e, na sequência, o acusado levou o garoto para o banheiro. Desconfiados, dois seguranças do TIP acompanharam a cena e flagraram o abuso em um dos boxes do sanitário. Em depoimento à polícia, o padre admitiu ter beijado, mas negou ter atacado o garoto ou forçado uma relação sexual.

Ordenado em 1990 na diocese de Petrolina, Rolim informou que era pároco da Diocese de Petrópolis (RJ). Mas, de acordo com a secretaria da instituição, ele está afastado desde 2005, quando solicitou licença para resolver problemas familiares. O acusado também informou que visitaria o pai em Petrolina. Segundo a delegada Sheila Costa, o padre se aproximou do garoto com a desculpa de que queria tirar fotos, pois torcia pelo mesmo time do menino, que usava uma camisa do Sport. Em seguida, acrescentou, os dois se dirigiram ao banheiro, aumentando as desconfianças dos fiscais. "Os seguranças viram quando ele tentava beijar o jovem e arrombaram a porta", contou.

O acusado foi preso e encaminhado à GPCA, onde o menino também foi ouvido. A delegada contou que a vítima disse ter estranhado a aproximação de Josean, mas teria cedido pela maneira ameaçadora da abordagem. De acordo com a delegada, o inquérito deverá ser finalizado em até 10 dias. Com a condenação, o padre irá cumprir de seis a oito anos de prisão por atentado violento ao pudor.

Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR para o DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: