“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cerca de 20% aderem a greve dos Correios no RN; distribuição é afetada

Cerca de 20% dos trabalhadores dos Correios do Rio Grande do Norte aderiram a A greve dos Correios deflagrada a partir desta quarta-feira (16) em todo o Brasil por tempo indeterminado. A informação foi divulgada pelo sindicato estadual da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores dos Correios, Francisco Moacir Soares, a área mais afetada pela greve é a operacional, que corresponde a parte de distribuição com 60% do efetivo parado por tempo indeterminado. "A expectativa é que mais trabalhadores entrem em greve no Estado", disse Soares.

Muitos servidores não aderiram a greve, segundo Francisco, por medo de sofrerem um revés por parte da empresa. A decisão pela paralisação foi tomada em assembléia estadual realizada nesta terça-feira (15) em Mossoró com a presença de cerca de 224 trabalhadores de todo o RN.

Francisco informou ainda que eles irão manter o efetivo de 30% trabalhando, caso mais servidores parem.

Negociações

As negociações entre os trabalhadores e a direção dos Correios pode dar mais um passo hoje. O presidente do sindicato informou que hoje haverá uma audiência, em Brasília, entre os servidores que tentará um entedimento entre as partes.

O Ministro das Comunicações, Hélio Costa irá participar da reunião. A greve ocorreu depois que a direção e a categoria não entraram em um acordo acerca do reajuste salarial. Os trabalhadores pedem um aumento linear de R$ 300, a recuperação das perdas salariais desde 94 e mais um reajuste acima da inflação.

Francisco Moacir afirmou que as partes chegaram perto de um entedimento na tarde de ontem, mas o Ministério do Planejamento vetou a nova proposta de acordo. Segundo informações do sindicato, 95% dos estados brasileiros aderiram à greve nacional.

Por Fábio Farias do DIARIODENATAL.COM.BR

Nenhum comentário: