A chegada da TV digital ao Brasil, em dezembro do ano passado, agitou o mercado do entretenimento. A novidade não apenas aguçou a curiosidade dos fãs de tecnologia como acelerou o impulso de quem estava pensando em trocar a televisão de casa ou fazer um upgrade no DVD player que já tem. Um reflexo disso é a chegada às lojas de aparelhos de TV com capacidade para exibir as imagens em alta resolução e a maior oferta de reprodutores Blu-Ray e HD-DVD. Mas, os equipamentos aptos às imagens digitais não se restringem apenas a essas duas categorias: agora, as filmadoras digitais também vêm prontas para gravar na maior definição que o sistema digital permite, a full HD. Para entender como funcionam esses equipamentos e mostrar ao leitor qual a melhor opção na hora da compra, testamos três modelos de filmadoras digitais full HD. São os modelos JVC Everio GZ-HD3U, Panasonic HDC-SD5PP e Sony HDR-SR5. Apesar de terem em comum a capacidade de filmar em alta definição, as câmeras avaliadas diferem na forma de armazenamento dos vídeos. A Panasonic, por exemplo, armazena imagem em cartões de memória dos tipos SD e SDHC. Já os equipamentos da Sony e JVC, além da armazenagem em cartões de memória (Memory Stick Pro e SD, respectivamente), têm discos rígidos integrados (40 GB e 60 GB, nessa ordem).
A tal da "alta definição"
O sinal analógico de imagens, como vemos hoje na maior parte do Brasil, é transmitido em resolução de 640 pontos por 480 linhas. A resolução está na capacidade máxima de pontos que a imagem contém, e a definição é a quantidade de linhas que são exibidas na tela a cada quadro. Ainda assim, o sinal analógico perde muito de sua resolução durante a transmissão. Com o sinal digital, a imagem chega a um patamar superior. Ele começa com os mesmos 640 pontos por 480 linhas (quando é chamado "sinal digital padrão", ou "standard definition") e vai até 1920 pontos por 1080 linhas de definição (quando é chamado de "sinal de alta definição", ou "high definition).
Fonte: uol tecnologia
A tal da "alta definição"
O sinal analógico de imagens, como vemos hoje na maior parte do Brasil, é transmitido em resolução de 640 pontos por 480 linhas. A resolução está na capacidade máxima de pontos que a imagem contém, e a definição é a quantidade de linhas que são exibidas na tela a cada quadro. Ainda assim, o sinal analógico perde muito de sua resolução durante a transmissão. Com o sinal digital, a imagem chega a um patamar superior. Ele começa com os mesmos 640 pontos por 480 linhas (quando é chamado "sinal digital padrão", ou "standard definition") e vai até 1920 pontos por 1080 linhas de definição (quando é chamado de "sinal de alta definição", ou "high definition).
Fonte: uol tecnologia
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