“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


domingo, 13 de julho de 2008

Dia 09 de agosto começa a vacinação contra rubéola no Brasil

No próximo dia 9 de agosto será iniciada a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, já considerada a maior campanha de imunização realizada no mundo. Ao contrário das iniciativas anteriores, que eram mais voltadas à mulheres e crianças, este ano o foco principal será a população do sexo masculino, uma vez que cerca de 70% dos casos estão sendo registrados em homens.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) pretende imunizar, até 12 de setembro, toda a população norte-riograndense com idades entre 12 e 39 anos, inclusive aqueles que já foram vacinados ou contraíram a doença. O Rio Grande do Norte faz parte dos cinco estados do Brasil cuja faixa etária é mais extensa, pelo fato de ter ocorrido a iminência de uma epidemia no ano passado. Nos demais estados, a exigência de vacinação será dos 20 aos 39 anos.

Durante o período da campanha, a vacina estará disponibilizada nos postos de saúde e vacinadores deverão se deslocar até pontos públicos como escolas, mercados e empresas, para que a cobertura seja de 100%. Os adultos receberão uma dose da vacina Dupla Viral, que protege contra sarampo e rubéola. Nos adolescentes dos estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte a dose aplicada será da Tríplice Viral, para que fiquem imunes ao sarampo, caxumba e rubéola.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas, através do Plano de Eliminação de Rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). A campanha faz parte de uma ação preventiva contra a disseminação da doença, que em sua forma mais grave pode gerar surdez, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do Sistema Nervoso Central em fetos, principalmente se a mulher contraí-la no primeiro trimestre da gestação.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: