“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


domingo, 13 de julho de 2008

Polícia de Pau dos Ferros procura falso religioso

A Polícia Civil de Pau dos Ferros, comandada pelo delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto, titular da Quarta Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC), trabalha para dar cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo juiz André Melo Gomes Pereira, da Comarca de Justiça de Portalegre, que tem como alvo a pessoa que se fez identificar como "Frei Antônio da Silva Sampaio", "Frei Antônio Rodrigues" ou ainda "Artagnan de Lima", que diz pertencer à Congregação dos Franciscano Convenctual. Ele é acusado de envolvimento com crime de pedofilia, furto e estelionato em cidades da região do Médio e Alto Oeste.

De acordo com investigações que vinham sendo feitas em segredo de Justiça pelo delegado Inácio Rodrigues, no mês de abril deste ano, o falso padre ligou para a paróquia de Pau dos Ferros e se identificou como 'Frei Antônio', dizia que estava na cidade de Sucupira do Riachão no Estado do Maranhão e que gostaria de vir a Pau dos Ferros conhecer a paróquia da cidade. O pároco local, por sua vez, aceitou a visita e o "frei" permaneceu na cidade por alguns dias, acompanhando os
representantes da igreja nos ritos católicos.

O segundo passo dado pelo "Frei Antônio", em sua breve passagem pela região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, foi ligar para o pároco de Portalegre e dizer que era do Estado do Amazonas, estava em Brasília, e fazia parte da congregação dos Franciscanos de lá. Da mesma forma, ele ensejou o desejo de conhecer a cidade serrana, pois ali "existem raízes de sua família". Foi acolhido pela igreja e foi nesta cidade que a farsa começou a ser descoberta.

De acordo com Inácio Rodrigues, justamente no feriado de Corpus Christi (22.05.08) o falso frei abusou sexualmente de uma criança (menina) de apenas sete anos de idade, fato que ocorreu na casa paroquial de Portalegre. A menor relatou ter sido tocada e acariciada pelo falso religioso, bem como que ele tinha tirado fotos dela nua utilizando uma máquina digital. A polícia tomou conhecimento do fato ocorrido somente no dia seguinte, quando o "Frei Antônio" já tinha ido embora. Deram início às investigações acerca do seu paradeiro e a primeira descoberta foi a sua página do Orkut, onde ele se apresenta como Artagnan de Lima e em sua página pessoal, constando como amigos, várias crianças.

Outra descoberta da polícia é que 'Artagnan de Lima', além do crime de pedofilia pelo qual é acusado também praticou furtos e estelionatos, pois trocou cheques com os párocos de Portalegre e Mossoró dizendo ser dele, quando na verdade pertenciam a um padre do Estado do Maranhão. Vitimou alguns religiosos de Mossoró, quando se apresentou ao bispo D. Mariano Manzana.

A Justiça da comarca de Portalegre/RN decretou a prisão temporária de "Artagnan de Lima" ou "Frei Antônio da Silva Sampaio" ou ainda "Frei Antônio Rodrigues". O delegado Inácio Rodrigues disse entender que o falso padre pode estar escondido em algum lugar entre o Estado do Maranhão e a região Norte do país. Ainda de acordo com a autoridade policial, todos os esforços estão sendo envidados no sentido de dar cumprimento a esta ordem judicial, mas que se torna de imprescindível importância a sociedade colaborar com o trabalho da polícia, no sentido de fornecer informação sobre o paradeiro deste homem que se constitui em grande perigo. Qualquer informação sobre o falso religioso, o informante deve ligar para os telefones 084-3351-9650 e 084-9984-0232, sem precisar identificar-se.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: