“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 10 de janeiro de 2009

Cresce o número de casos de Aids confirmados em Mossoró

O número de casos de Aids diagnosticados em Mossoró durante o ano de 2008 é preocupante. Foram 38 casos, gerando um percentual superior a 100% em relação a 2007, quando o número de diagnósticos da doença foi de 18, conforme informou a responsável pelo setor de DST/Aids da Gerência Municipal de Saúde, Conceição Melo.

Ela conta que a Gerência de Saúde possui um setor de estágio e aconselhamento para o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites virais, o que aumenta o número de casos conhecidos da doença.

Mas a Aids não é a única Doença Sexualmente Transmissível (DST) que tem apresentado crescimento em Mossoró. Conceição Melo menciona que, com base nos dados do primeiro semestre de 2008, a maioria dos casos de DST em Mossoró são relacionados à sífilis, HPV, gonorréia e corrimentos. A maior parte dos casos está relacionada a mulheres, mas Conceição Melo lembra que isso não significa que os homens não tenham DST, o que ocorre é que as mulheres procuram mais os postos de saúde, realizam mais exames, enquanto os homens são mais resistentes e só procuram auxílio quando estão doentes, optando por consultórios particulares ou buscando ajuda em farmácias.

Para evitar a contaminação, a melhor prevenção ainda é o uso de preservativos. Segundo Conceição Melo, a Gerência de Saúde tem suas campanhas programadas e a que se refere ao carnaval já faz parte do calendário. A campanha consiste em uma ação conjunta com as 43 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e tem o propósito de informar a população sobre a necessidade de prevenção e realizar a distribuição de preservativos. Ela é programada para a semana anterior à realização do carnaval.

Conceição Melo afirma que os preservativos são distribuídos o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde, mas lamenta o fato de que muitas pessoas ainda deixam de buscar os preservativos.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário: