“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


domingo, 18 de janeiro de 2009

Dinheiro das barragens subterrâneas do Seridó sai em fevereiro

Produtores da agricultura familiar de alguns municípios do Seridó que foram beneficiados com o programa de construções de barragens subterrânea, como Serra Negra do Norte e Timbaúba dos Batistas, devem receber a ajuda de custo já a partir do próximo mês. A verba destinada aos beneficiários deveria ter sido paga até o mês de dezembro passado, mas alguns agricultores ficaram sem receber por problemas no repasse das informações ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN).

De acordo com o Emater, a construção das barragens subterrâneas ficaria a cargo dos próprios produtores, mas o órgão destina uma verba de RS 5 mil que serve como ajuda de custo para eles. A maior parte dos agricultores recebeu o dinheiro ainda no mês de dezembro, prazo estipulado para o repasse. Seis beneficiários, no entanto, não receberam o valor.

Ainda segundo informações do Instituto, os agricultores que não receberam o dinheiro tiveram problemas nos dados que foram emitidos ao órgão. De acordo com a assessoria de imprensa do Emater, foram detectados pequenos erros nas informações dos agricultores, como número de conta bancária errado ou no próprio nome do beneficiário. Como agravante, o período de recesso e fechamento do orçamento do governo impede que possam ser feitos os pagamentos, mesmo com os problemas resolvidos.

A Emater informa que os problemas estão sendo resolvidos e que a previsão de pagamento desses agricultores deve ser feita assim que o orçamento for reaberto, nos meses de fevereiro e março.

Subsolo
As barragens subterrâneas são depósitos que são construídos na faixa de terra conhecida como aluvião e utiliza a técnica de barramento do fluxo de água que corre abaixo da superfície de rios e riachos das regiões, mesmo quando estejam completamente secas. Outra vantagem é que, ao contrário dos reservatórios superficiais, as subterrâneas não sofrem com os efeitos da evaporação nos períodos de estiagem.

Se for construída mecanicamente, pode ser concluída dentro de um a cinco dias, a depender da espessura e largura do depósito aluvial. Se a construção for manual, pode durar de 15 a 30 dias. O custo de instalação das barragens é de aproximadamente R$ 5 mil.

Nenhum comentário: