“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 28 de março de 2009

Fim de semana de temporais em 22 Estados e no DF

O fim de semana deve ser chuvoso na maior parte do país, e a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Goiás, Tocantins, Acre, Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Pará, Piauí, Maranhão, e do Distrito Federal.

Chove forte ,durante todo o fim de semana no Distrito Federal, em Goiás, no Amazonas, no Tocantins, em Roraima, no Acre, em Rondônia, no Rio Grande do Norte, no Ceará e em Mato Grosso.

Amanhã, chove forte também na Paraíba, no oeste de Pernambuco, no Amapá e no oeste, noroeste, sudoeste e sul da Bahia. No domingo e na segunda, o alerta de chuva forte permanece para o sul da Bahia.

Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva nos Estados de São Paulo, no Rio e em Minas. Amanhã, o tempo fica chuvoso também no Espírito Santo.

O mesmo ocorre no Pará, no Piauí, Mato Grosso do Sul e no Maranhão, onde as chuvas ocorrem entre amanhã e a segunda.

No Sul, as chuvas atingem apenas o Rio Grande do Sul, onde o tempo permanece nublado e há riscos de temporais até a segunda-feira.

Em todos os Estados, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento forte, descargas elétricas e, em alguns pontos isolados, granizo.

O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamento e regiões de encostas e morros, já que as chuvas aumentam os riscos de deslizamentos. Também alerta para que a população evite trafegar por áreas com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos são baseados em informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com informações da Folha Online

Nenhum comentário: