“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 28 de março de 2009

Governo vai prorrogar redução de IPI até junho

A renovação do acordo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deverá ser anunciada pelo governo entre segunda-feira e quarta-feira da semana que vem. Os últimos detalhes da prorrogação, tão esperada pelas montadoras, foram acertados em reunião na manhã de sexta-feira entre representantes das empresas, dos principais sindicatos de metalúrgicos e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o compromisso de as montadoras manterem o nível do emprego nas fábricas. O prazo do benefício, concedido desde meados de dezembro e que terminaria no próximo dia 31, será estendido por mais três meses.

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, que participou da reunião em Brasília, confirmou que a única pendência está na dificuldade de conciliar as agendas de Mantega, do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos representantes das centrais sindicais. Na segunda-feira pela manhã, haverá manifestações contra os efeitos da crise financeira mundial, que já estavam marcadas. “Acertamos os últimos detalhes e exigimos a garantia de emprego. A renovação do acordo é um sinal importante para a recuperação da economia, tendo em vista que toda a cadeia do setor automotivo emprega mais de um milhão de trabalhadores”, afirmou.

A Fiat e a GM preferiram não comentar a notícia da prorrogação do IPI antes do anúncio oficial. Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a montadora italiana e outras 13 fornecedores de peças assumiram o compromisso de manutenção de emprego ou salário no setor até 20 de abril, a medida é avaliada como importante por Marcelino da Rocha, presidente do sindicato local dos metalúrgicos. “Foi acertada, mas o governo deveria ter exigido a ampliação do quadro de empregados e não só a manutenção dos postos de trabalho”, afirmou o sindicalista.


Fonte: Portal Uai

Nenhum comentário: