“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sexta-feira, 20 de março de 2009

Vivo investe R$ 53 milhões e começa a operar em seis cidades do RN

A Vivo começou a operar oficialmente nesta quinta no Rio Grande do Norte, com R$ 53 milhões em investimentos, 347 empregos gerados e a bandeira fincada inicialmente em seis municípios, incluindo Natal e cidades da região metropolitana. A estréia ocorre depois de meses de silêncio sobre os planos para o RN, onde mais de 2,3 milhões de aparelhos de celular estão habilitados e já eram disputados ferrenhamente por outras três operadoras.

‘‘Mas a concorrência não nos assusta’’, garantiu em entrevista coletiva o vice-presidente executivo de Operações, Paulo César Teixeira, reforçando que, no Brasil, a empresa é líder do ranking em número de clientes e que, no estado, chega preparada para, passo a passo, ir também ganhando espaço e a confiança do consumidor. ‘‘Estamos saindo do zero, temos que ter paciência, entrar com o pé no chão, embora as perspectivas sejam muito boas’’, pontuou ainda ele, sem revelar quantos clientes a empresa pretende captar ainda este ano. No Brasil, são cerca de 45 milhões.

Mesmo sem o número local, ele diz que entre os principais alvos estão os usuários de internet. Eles seriam potenciais interessados na tecnologia 3G, que permite acessar a internet com mais velocidade. ‘‘Nós lançamos o 3G no Brasil e temos a maior rede do estado, com a mais moderna tecnologia’’, propagandeou o executivo. Para o público de baixa renda, a estratégia de captação está baseada em promoções e preços.

A operadora entra no mercado potiguar dando até 20 minutos adicionais em ligações para aparelhos fixos ou móveis da Vivo, a cada um minuto de ligação utilizado. Os celulares custam a partir de R$ 59, com recarga mínima de R$ 3. No caso da internet banda larga, a operadora pretende se diferenciar com modens a partir de R$ 29,90 e desconto de 50% nas três primeiras mensalidades. Também fazem parte da estratégia de entrada sorteios e a distribuição de prêmios instantâneos. ‘‘Trazemos inovação, tecnologia e sinal de qualidade. É assim que nos diferenciamos’’, reforçou Teixeira, ressaltando que o mercado está em movimento e que há espaço para crescer, por exemplo, entre usuários que querem experimentar o ‘‘novo’’ e entre aqueles que têm mais de uma linha. ‘‘O mercado não está esgotado. Temos como crescer e como crescer de forma diferenciada’’.

Hoje, o sinal da operadora está disponível em Natal e nos municípios de Parnamirim, Ceará Mirim, Maxaranguape, São José de Mipibú e Nisia Floresta. A expectativa é que chegue a Mossoró e a Caicó nos próximos 60 dias. Ele não revelou em quanto tempo se pretende atingir a todo o estado. ‘‘Mas vamos estar presentes nos principais mercados e depois vamos cobrir os mercados secundários, de forma complementar às demais coberturas’’.

Durante a coletiva, ele detalhou que os R$ 53 milhões iniciais foram investidos principalmente para a implantação da rede, o que incluiu centrais e estações de transmissão. Além disso, a operadora montou uma loja própria, de 148 metros quadrados, dentro de um shopping. Ao todo, são, entretanto, 76 pontos de venda - dos quais 62 apenas na capital - mantidos por parceiros, além de mais de 10 mil pontos de recarga.

Sobre o adiamento da estréia, que era prevista para até o final de 2008, Teixeira explicou que a operadora ainda não estava pronta. ‘‘Temos a premissa de entrar com certo robustez, com bom nível de qualidade, mas preferimos aguardar e trabalhar mais porque ainda não estávamos com o nível de cobertura e de serviços que esperamos oferecer’’

Hoje, a operadora está presente em oito estados nordestinos e se prepara para entrar, por último, no mercado piauiense. No contexto regional, Joaquim Perúcio, diretor da companhia para o Nordeste, disse que o Rio Grande do Norte desponta com importância para os negócios não só pelo tamanho da população, mas também pelo desenvolvimento da economia, que não se concentra só em Natal. ‘‘Enxergamos com grande expectativa o mercado potiguar no segmento de pessoas físicas e de empresas’’, pontuou ainda. A estréia da operadora deverá mexer com a configuração do mercado, liderado hoje pela Oi, com disputa acirrada pela segunda posição entre a Claro e a TIM.

RAIO X DA VIVO NO RN

Investimento inicial: R$ 53 milhões
Empregos: 347, entre diretos e indiretos
Pontos de venda: 76, incluindo uma
loja própria
Pontos de recarga: mais de 10 mil
Preço do chip: R$ 10.
Municípios cobertos: Seis, (Natal e região metropolitana)

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: