“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


sábado, 4 de abril de 2009

Termina greve dos servidores do INSS

Os servidores do INSS no Rio Grande do Norte já podem respirar aliviados. É que depois de muitas idas e vindas sobre a legalidade do pagamento da gratificação concedida desde 1987, a Advocacia Geral da União (AGU) decidiu pela reincorporação do pagamento até que o processo que tramita na Justiça seja concluído.

A prestação de serviços para a população já foi regularizada, afirma o diretor financeiro do Sindicato dos Servidores da Previdência, Saúde e Trabalho (Sindprev), Djalter Rodrigues. Para decretar oficialmente o fim da greve, os servidores se reunirão na próxima segunda-feira em assembléia na sede do Sindprev, na Cidade Alta.

Segundo Djalter Rodrigues, a decisão da AGU vai, inclusive, garantir o pagamento do valor retroativo, referente ao primeiro mês que as gratificações foram cortadas. ‘‘Vamos trabalhar para abrir uma folha suplementar para ser paga até o dia 15 desse mês’’, explicou.

A greve dos servidores estaduais do INSS teve início no dia 16 de fevereiro e foi motivada por uma medida administrativa da AGU que desincorporou a gratificação equivalente a 84% do valor dos salários dos servidores.

Após um mês em greve, os funcionários decidiram suspender a paralisação como forma de intensificar as negociações com o governo, e, logo depois, retomaram a paralisação, quando foram surpreendidos com a notícia de um corte referente a um terço do pagamento do plano de cargos, carreiras e salários. De acordo com o Sindprev, 700 dos 1.000 funcionários estaduais do INSS foram atingidos com essa diminuição salarial.

Fonte: DN Online

Nenhum comentário: