“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 28 de maio de 2009

MEC pretende estender Fies para cursos técnicos de nível médio

O Financiamento Estudantil, programa de crédito educativo do MEC, será concedido também para cursos técnicos de nível médio. Hoje o Fies só atende o ensino superior. O MEC quer que o governo edite medida provisória, mas o texto poderá seguir ao Congresso como projeto de lei. Ele permitirá que estudantes de licenciaturas (formação de professores) e medicina possam pagar o empréstimo depois de formados trabalhando em escolas públicas ou no programa de saúde da família do SUS.

Para cada mês trabalhado, será possível quitar 1% da dívida. Assim, em 8 anos e 4 meses, seria possível pagar tudo. Nesse período, o formado seguirá recebendo seu salário normalmente (o que paga a dívida é o trabalho na rede pública).

O projeto permitirá ainda que as universidades troquem os títulos que recebem do governo por dinheiro quatro vezes ao ano, o que deverá aumentar seu interesse em entrar no programa. Hoje elas só têm essa opção no fim do ano. Haddad diz que o Fies tem hoje R$ 1,5 bilhão de superávit e que essas medidas serão decisivas para que o dinheiro seja emprestado.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: