“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 30 de julho de 2009

Reajuste de telefone em 2009 será perto de 1%

Com elevada produtividade nos 13 meses entre maio de 2008 e junho deste ano e dos bons ganhos na venda de banda larga, as empresas de telefonia terão direito a aplicar reajuste menor na conta de telefone este ano, beneficiando o consumidor. Como mostra reportagem de Mônica Tavares, na edição desta quinta-feira do Globo, a Anatel deve autorizar só 0,98% de reajuste na média, bem abaixo da inflação.

Fator decisivo da conta, a produtividade das operadoras de telefonia ficou alta, diferentemente dos outros anos, porque a Anatel incluiu, por exemplo, os ganhos que as empresas vêm tendo com a oferta da internet banda larga (alta velocidade) na rede telefônica. Elas exploraram bastante este nicho de mercado neste período, que teve ainda a adesão de novas companhias, como a GVT.

Outro fator é que os investimentos feitos no início da privatização agora já estão amortizados, por exemplo, com a depreciação dos equipamentos. À medida que surgirem novos negócios que utilizem a rede telefônica, a Anatel poderá propor redução de tarifas a partir de ganhos de produtividade.

A telefonia tem como indexador o Índice dos Serviços de Telecomunicações (IST), que substituiu o Índice Geral de Preços (IGP-DI) desde 2007 justamente para que outros elementos além da inflação fossem considerados no reajuste anual.

O aumento de 2009 está considerando 13 meses para que sejam compensados atrasos na autorização de reajustes passados.

Nenhum comentário: