Vinte e quatro empresas e grupos líderes da área de alimentos e bebidas firmaram nesta terça-feira compromisso público espontâneo sobre publicidade de seus produtos dirigida às crianças. No documento, as empresas se comprometem a não veicular publicidade dirigida a crianças abaixo de 12 anos, em qualquer meio de comunicação de massa, em horários e programas que tenham audiência constituída em sua maioria por esse público. Também se comprometem a não realizar promoções de caráter comercial nas escolas direcionadas a esta faixa etária.
O compromisso foi assumido diante do presidente da Associaçao Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA), Edmundo Klotz, e do vice-presidente da Associaçao Brasileira de Anunciantes (ABA), Rafael Sampaio, na sede . Também esteve presente ao encontro o representante do ministério da Saúde, Marcier Trombiere. As medidas estabelecidas irão vigorar até o final de 2009.
Segundo o presidente da ABIA, Edmundo Klotz, a atitude hoje adotada pela indústria alimentícia atende as expectativas da sociedade.
"Não precisamos que ninguém nos diga o que fazer. Adotamos, de modo voluntário, medidas destinadas à melhoria de qualidade da vida."
Já o representante da ABA, Rafael Sampaio, acrescentou que o compromisso das empresas significa o exercício do marketing responsável.
A exceção, adotada individualmente pelas empresas participantes, será para produtos que atendam a critérios nutricionais específicos, que recomendem o estímulo responsável de seu consumo para os públicos de todas as idades. Para atender aos compromissos assumidos nesta terça-feira, as empresas divulgarão e publicarão, até 31 de dezembro de 209, pelos meios que julgarem adequados para esclarecer a sociedade, autoridades e consumidores, suas próprias políticas individuais sobre publicidade para crianças, inclusive com os critérios nutricionais adotados.
A ação é um desdobramento do compromisso assumido por estas empresas junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) e está alinhada com iniciativas idênticas (“pledges”) adotadas na União Européia (11 empresas), Canadá (15), Estados Unidos (15) e Austrália (oito). No plano internacional, tais compromissos foram coordenados pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA), à qual a ABA é vinculada, e por diversas entidades nacionais de anunciantes e de empresas de alimentos e bebidas.
As empresas que assinaram o acordo o Brasil também se comprometem a promover, no contexto de seu material publicitário e promocional, práticas e hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a realização de atividades físicas.
Sao signatárias do documento: AmBev, Batavo, Bob's, Burger King, Cadbury, Coca Cola Brasil, Danone, Elegê, Ferrero do Brasil, Garoto, General Mills Brasil, Grupo Bimbo, Grupo Schincariol, Kellogg's, Kraft Foods, Mars Brasil, McDonald's, Nestlé, Parmalat, Pepsi-Co (Alimentos e Bebidas), Perdigao, Sadia e Unilever.
O documento será agora encaminhado ao Ministro da Saúde, que assinou em 2007 acordo de cooperação técnica com a ABIA e instituiu o Fórum da Alimentação Saudável, à Anvisa e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a governos estaduais e municipais. A entrega oficial da carta-compromisso às autoridades será feita por representantes da ABIA e da ABA.
Da Agência O Globo
O compromisso foi assumido diante do presidente da Associaçao Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA), Edmundo Klotz, e do vice-presidente da Associaçao Brasileira de Anunciantes (ABA), Rafael Sampaio, na sede . Também esteve presente ao encontro o representante do ministério da Saúde, Marcier Trombiere. As medidas estabelecidas irão vigorar até o final de 2009.
Segundo o presidente da ABIA, Edmundo Klotz, a atitude hoje adotada pela indústria alimentícia atende as expectativas da sociedade.
"Não precisamos que ninguém nos diga o que fazer. Adotamos, de modo voluntário, medidas destinadas à melhoria de qualidade da vida."
Já o representante da ABA, Rafael Sampaio, acrescentou que o compromisso das empresas significa o exercício do marketing responsável.
A exceção, adotada individualmente pelas empresas participantes, será para produtos que atendam a critérios nutricionais específicos, que recomendem o estímulo responsável de seu consumo para os públicos de todas as idades. Para atender aos compromissos assumidos nesta terça-feira, as empresas divulgarão e publicarão, até 31 de dezembro de 209, pelos meios que julgarem adequados para esclarecer a sociedade, autoridades e consumidores, suas próprias políticas individuais sobre publicidade para crianças, inclusive com os critérios nutricionais adotados.
A ação é um desdobramento do compromisso assumido por estas empresas junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) e está alinhada com iniciativas idênticas (“pledges”) adotadas na União Européia (11 empresas), Canadá (15), Estados Unidos (15) e Austrália (oito). No plano internacional, tais compromissos foram coordenados pela Federação Mundial de Anunciantes (WFA), à qual a ABA é vinculada, e por diversas entidades nacionais de anunciantes e de empresas de alimentos e bebidas.
As empresas que assinaram o acordo o Brasil também se comprometem a promover, no contexto de seu material publicitário e promocional, práticas e hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a realização de atividades físicas.
Sao signatárias do documento: AmBev, Batavo, Bob's, Burger King, Cadbury, Coca Cola Brasil, Danone, Elegê, Ferrero do Brasil, Garoto, General Mills Brasil, Grupo Bimbo, Grupo Schincariol, Kellogg's, Kraft Foods, Mars Brasil, McDonald's, Nestlé, Parmalat, Pepsi-Co (Alimentos e Bebidas), Perdigao, Sadia e Unilever.
O documento será agora encaminhado ao Ministro da Saúde, que assinou em 2007 acordo de cooperação técnica com a ABIA e instituiu o Fórum da Alimentação Saudável, à Anvisa e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como a governos estaduais e municipais. A entrega oficial da carta-compromisso às autoridades será feita por representantes da ABIA e da ABA.
Da Agência O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário