“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 14 de julho de 2008

Técnicos se reúnem no RN para discutir transposição do São Francisco

O Governo do Estado promove, a partir desta segunda-feira (14) até o dia 25, no Centro de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, em Natal, o curso “Operação e Manutenção de estações hidrológicas automáticas”, promovido pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). O curso faz parte do projeto “Programa de Ações para apoio à implementação do sistema de gerenciamento de recursos hídricos do Projeto de Integração do Rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF)”, e tem como objetivo permitir o acompanhamento em tempo real dos efeitos do aporte das águas do São Francisco nas águas superficiais das bacias receptoras.

O Projeto de Monitoramento Hidráulico e Hidrológico.das águas do São Francisco também objetiva aparelhar as entidades estaduais para realização de ações de monitoramento com vistas à gestão das águas da transposição. Os técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), do IGARN e dos Estados da Paraíba, Ceará e Pernambuco receberão toda a orientação teórica a partir desta segunda-feira e de 17 a 21 de julho a instrução prática que consiste na instalação definitiva dos equipamentos no Açude Santa Cruz do Apodi e em uma estação localizada na divisa da Paraíba com o RN.

Durante a instalação será feita a capacitação dos técnicos dos Estados para manutenção e operação das sondas de qualidade de água. No período de 22 a 25 de julho, em Natal, está programado o treinamento para utilização dos sistema que permite a verificação da profundidade dos reservatórios e dos programas de processamento dos dados batimétricos. O projeto, quando concluído, possibilitará a modernização de 13 açudes e 28 estações fluviométricas localizadas em importantes seções de controle de rios que receberão águas da transposição.

A Integração do rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional prevê a construção de dois canais: o Eixo Norte que levará água para os sertões do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba e o Eixo Leste que beneficiará parte do sertão e as regiões agreste de Pernambuco e da Paraíba.

Fonte: Assecom/RN

Nenhum comentário: