“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Festival de repentistas no CE

De hoje a sexta-feira violas, cantorias e repentes vão dar um ar diferente à cidade de Limoeiro do Norte, localizada a 200 Km da capital Fortaleza. Lá acontece pela primeira vez uma edição do já tradicional Festival Internacional de Trovadores e Repentistas. Lançado em 2005, teve as duas primeiras edições simultaneamente em Quixadá e Quixeramobim. Em 2007 seguiu para Senador Pompeu e Farias Brito e agora presenteia os moradores da região do Baixo Jaguaribe com a riqueza destas artes populares, contribuindo para a valorização, fortalecimento e preservação das culturas populares regionais tradicionais.

Ao longo de três dias, o Festival levará, para o palco aberto na Praça da Matriz, 15 duplas de violas, formadas por instrumentistas da Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e do Ceará. Entre os participantes: Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB); João Lourenço (PB) e Hipólito Moura (PI); Zé Cardoso (RN) e Moacir Laurentino (PB); Jorge Macedo (CE) e Cícero Vieira (CE); Guilherme Calixto (CE) e Valdir de Lima (CE).

Do Rio Grande do Norte participam como debatedores o escritor e presidente da FJA Crispianiano, a doutoranda Márcia Gomes Pinheiro (Universidade Paris X - Nanterre) e Kelson Oliveira, Mestrando em Ciências Sociais pela UFRN.

POESIA

O palco também será das poesias, aboios e emboladas com Amâncio Aboiador, Larissa Macedo, Vem-vem e Beija-Flor, e Raudênio Lima e Josival Viana. Nomes conhecidos do grande público vão se juntar aos tantos cantadores, violeiros e repentistas nordestinos. São eles, o violonista Nonato Luiz, o sanfoneiro Waldonys, o cantor Eugênio Leandro e ‘‘El payador del pueblo” Gustavo Guichón, da Argentina.

Seminário

Pela manhã, o Festival discute Novos Desafios para as Culturas Populares, em seminário que trata dos temas Reflexões sobre Direitos Culturais e o Plano Nacional de Cultura (com Gilmar Chaves - Secretário de cultura de Limoeiro do Norte - mediador; Prof. Dr. Oswald Barroso - UECE; Prof. Dr. Humberto Cunha - UNIFOR / Comissão de Cultura da OAB/Ceará; Representante da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/MINC); Desafios no tempo e no espaço: a cantoria de viola no século XXI (com Profa. Ms. Simone Oliveira de Castro - Comissão Nacional de Folclore / Comissão Cearense de Folclore - mediadora; Prof. Crispiniano Neto - Rio Grande do Norte; Márcia Gomes Pinheiro - Rio Grande do Norte ( Doutouranda pela Universidade Paris X - Nanterre) Vale do Jaguaribe: histórias, memórias e patrimônio imaterial (com Profa Ms. Francisca R. N. Mendes - Doutoranda em Sociologia/UFC, Comissão Cearense de Folclore / Comissão Nacional do Folclore - mediadora; Kelson Gérison Oliveira Chaves - Mestrando em Ciências Sociais/UFRN; Cleison Rabelo - Faculdade Darcy Ribeiro).

Diversidade

Idealizado pelo cineasta Rosemberg Cariry, o Festival Internacional de Trovadores e Repentistas defende a “diversidade e a reciprocidade” e propõe o verdadeiro e benéfico significado da palavra universalização: o eterno reencontro dos homens e suas aldeias com as suas raízes universais. A cantoria, segundo Cariry influi em diversos gêneros da poética popular do Nordeste, que tem em comum a herança multissecular dos cantadores, elementos determinantes na preservação das tradições culturais de todos os povos do mundo. Tal estilo poético influenciou de forma determinante o lirismo difundido pelos portugueses ao chegarem ao pais no século XVI.

Sob a coordenação de Geraldo Amâncio, a quarta edição é uma realização do Instituto Internacional de Artes e Cantorias (Intercanto), com patrocínio da Chesf, Banco do Nordeste e Cagece e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte e Ministério da Cultura, via Lei Rouanet.

Festival Internacional de Trovadores e Repentistas

Data: De hoje à sexta-feira
Local: Limoeiro do Norte (CE)

Nenhum comentário: