“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 31 de março de 2009

Defesa Civil alerta para chuva forte em 21 Estados e no Distrito Federal

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

Até quinta-feira (31/03, 01 e 02/04), a presença de áreas de instabilidades tropicais sobre a região Norte mantém as condições de pancadas de chuva em Roraima, no Amazonas, no Pará, em Rondônia, no Acre, no Amapá e no Tocantins. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-sul e oeste de Roraima.

Nesta terça-feira (31/03), áreas de instabilidades tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva no Piauí e no norte do Ceará. Hoje (31/04) e quarta-feira (01/04) a chuva permanece no Maranhão. Até quinta-feira (31/04, 01 e 02/04), continua chovendo no oeste, norte e centro-sul da Bahia. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Hoje (31/03), a presença de áreas de instabilidade mantém as condições de pancadas de chuva no norte do Mato Grosso do Sul. Até quinta-feira (31/03, 01 e 02/04) a chuva permanece no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Nesta terça-feira (31/03), a presença de áreas de instabilidade sobre a região Sudeste mantém as condições de chuva no norte e nordeste de São Paulo. Até quinta-feira (31/03, 01 e 02/04), continua chovendo em Minas Gerais, no centro-norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Hoje (31/03), a presença de uma nova frente fria no Uruguai organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h.

Entre quarta (01/04) e quinta-feira (02/04), alerta-se para queda de temperaturas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A chegada de uma massa de ar de origem polar provoca temperaturas mínimas que variam entre sete e 10 graus nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, e entre 12 e 15 graus nas demais regiões do Estado. No Paraná, as mínimas oscilarão entre oito e 11 graus nas áreas mais altas, em Santa Catarina as baixas temperaturas ficarão entre sete e 10 graus.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Nenhum comentário: