“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Representantes do governo e das centrais discutem reajustes de aposentadorias acima do mínimo

Começou no fim da manhã desta segunda-feira mais uma rodada de negociações entre o governo e as centrais sindicais sobre o reajuste das aposentadorias acima do salário mínimo em 2010. Os ministros Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência, e José Pimentel, da Previdência, estão reunidos com representantes das centrais e dos aposentados no Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória da Presidência.

O impasse nas negociações ocorre porque o governo só aceita anunciar um reajuste para benefícios acima do mínimo depois que as centrais sindicais desistirem de lutar no Congresso por quatro projetos que mexem nas regras da Previdência, inclusive o que põe fim ao fator previdenciário. O governo tem como limite um reajuste de 7% para quem ganha acima do piso previdenciário, o que daria um ganho real (acima da inflação) de 3%.

Ao chegar, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, disse que tentaria um acordo com o governo.

Participam do encontro ainda o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), Carlos Gabas, secretário-executivo do Ministério da Previdência, e Wagner Gomes, da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: