“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Consumidor quer celular com mais serviços

O apetite do consumidor por serviços de maior valor na telefonia celular acelerou no segundo semestre deste ano, e deve continuar até 2008. A avaliação é das principais operadoras do setor. TIM, Vivo, Oi, e Claro investem em promoções e serviços que estimulam o aumento de tráfego de dados, aproveitando o bom momento macroeconômico, com maior poder aquisitivo dos clientes. Neste final de ano, as ofertas se traduziram em apostas agressivas em smartphones, aparelhos com editor de textos, acesso à internet e e-mail, entre outras facilidades tecnológicas.
Porém, mesmo com a possibilidade de aumento na procura por tecnologia de terceira geração (3G), cujo leilão de licenças foi realizado em dezembro de 2007, as principais empresas não esperam uma explosão no segmento de tráfego de dados, que deve prosseguir em ritmo de crescimento gradual. “O aumento no tráfego de dados tem sido forte”, afirmou o diretor de Marketing da TIM, Marco Lopes, que atribui o crescimento a um reflexo do bom momento do setor. Ele comentou que 2007 foi um ano surpreendente. “O mercado (total) este ano deve fechar em 120 milhões de clientes. Essa previsão é maior do que se tinha no passado”, disse, observando que isso representa aquecimento das vendas.
Para o executivo, a tendência deve ser de aceleração do uso da telefonia celular, incluindo serviços de voz. Entretanto, admitiu que o acesso à internet deve ter um avanço, devido à entrada de várias operadoras no 3G, tecnologia que oferece maior velocidade do tráfego de dados. Nesse final de ano, a TIM ofereceu descontos agressivos em nove modelos de smartphones, como blackberrys. Em um deles, o modelo Nokia E62 sai de graça, se o cliente escolher o Plano TIM Brasil 250 e contratar um dos pacotes de dados da oferta.

Nenhum comentário: