“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Governo proíbe venda de condicionador e talco da Turma da Mônica

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo proibiu a comercialização de um lote de talco cremoso e de outro de condicionador, ambos da linha Turma da Mônica. Os produtos são fabricados pela Lipson Cosméticos Ltda. e apresentaram pH diferente do recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2007. O talco foi comercializado na cidade de Carneirinho (MG).


A proibição da venda do lote 7.226 do talco cremoso da Turma da Mônica foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (16). Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, 14,6 mil unidades do produto foram comercializados. O órgão considerou desvio de qualidade após constatar que o talco apresentava pH inferior aos parâmetros aprovados para a fabricação, sendo mais ácido.

No caso do condicionador da Turma da Mônica, a secretaria determinou o recolhimento de 10.044 unidades do lote 8057, com data de vencimento em fevereiro de 2009. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21).

Em ambos os casos, segundo a secretaria, o recolhimento dos produtos é preventivo. A fabricante Lipson Cosméticos Ltda. foi notificada para retirar o talco e o condicionador das prateleiras, o que já está sendo providenciado, segundo a empresa Kimberly-Clark, que possui os direitos de comercialização da linha de produtos Turma da Mônica.


Outro lado

Em nota, a Kimberly-Clark informou que, para o talco, a variação registrada foi de 6.3 a 6.7, e o pH encontrado em análise realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Minas Gerais, foi de 6.16. Para o condicionador, a variação registrada é de 5.5 a 6.5 e o encontrado pelo órgão foi de 5.25.

Ainda de acordo com o documento, a Kimberly-Clark informou que não há necessidade de recall dos produtos. Ela esclarece que o registro dos produtos junto à Anvisa já foi atualizado em dezembro de 2008, aumentando a faixa de pH.

A Kimberly-Clark informou ainda que, desde a colocação desses lotes no mercado, há mais de um ano, não foi registrada nenhuma reclamação de consumidores. O telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é 0800 7095599.

(Foto: Divulgação/Kimberly-Clark/Edelman Brasil)

Nenhum comentário: