“As palavras movem, mas são os exemplos que inspiram atitude e comportamento semelhante.”


terça-feira, 31 de março de 2009

Derrame afasta apresentador famoso da TV

O apresentador Fernando Vanucci, que durante muito tempo foi da TV Globo e atualmente está na Rede TV, Teve um leve AVC (acidente vascular cerebral) e pediu licença da emissora paulista.

Vanucci está em sua casa, em São Paulo, se recuperando. Neste domingo, ele não comandou o "Bola na Rede", programa que apresenta sempre após a rodada. Ele foi substituído pelo narrador Luiz Alfredo.

Vanucci teve o derrame na última quinta-feira e foi para o hospital Paulistano. Ele vinha sofrendo de dores de cabeça.

Com informações da Folha Online

Defesa Civil alerta para chuva forte em 21 Estados e no Distrito Federal

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

Até quinta-feira (31/03, 01 e 02/04), a presença de áreas de instabilidades tropicais sobre a região Norte mantém as condições de pancadas de chuva em Roraima, no Amazonas, no Pará, em Rondônia, no Acre, no Amapá e no Tocantins. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no centro-sul e oeste de Roraima.

Nesta terça-feira (31/03), áreas de instabilidades tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva no Piauí e no norte do Ceará. Hoje (31/04) e quarta-feira (01/04) a chuva permanece no Maranhão. Até quinta-feira (31/04, 01 e 02/04), continua chovendo no oeste, norte e centro-sul da Bahia. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Hoje (31/03), a presença de áreas de instabilidade mantém as condições de pancadas de chuva no norte do Mato Grosso do Sul. Até quinta-feira (31/03, 01 e 02/04) a chuva permanece no Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Nesta terça-feira (31/03), a presença de áreas de instabilidade sobre a região Sudeste mantém as condições de chuva no norte e nordeste de São Paulo. Até quinta-feira (31/03, 01 e 02/04), continua chovendo em Minas Gerais, no centro-norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.

Hoje (31/03), a presença de uma nova frente fria no Uruguai organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h.

Entre quarta (01/04) e quinta-feira (02/04), alerta-se para queda de temperaturas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A chegada de uma massa de ar de origem polar provoca temperaturas mínimas que variam entre sete e 10 graus nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul, e entre 12 e 15 graus nas demais regiões do Estado. No Paraná, as mínimas oscilarão entre oito e 11 graus nas áreas mais altas, em Santa Catarina as baixas temperaturas ficarão entre sete e 10 graus.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

MEC propõe novo Enem com 200 questões para substituir vestibular das federais

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta terça-feira (31) a proposta de criação de um novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pelo projeto, a avaliação substituiria os vestibulares das universidades federais do país e passaria a ter 200 questões de múltipla escolha - atualmente a prova é composta por 63 - além da redação que já é aplicada.

Não há data definida, no entanto, para a implantação do projeto: "Não seremos açodados [apressados]. Se os reitores quiserem enfrentar esse desafio já este ano, temos condições técnicas para avançar. O que queremos dizer para o país e para a rede de educação superior é que o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que realiza a prova] está preparado para isso", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

A implantação do novo Enem como forma de seleção para as federais depende ainda de análise dos reitores da universidades. O ministério espera receber um posicionamento dos dirigentes na próxima semana. A nova prova poderá, inclusive, acabar com a exigência do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para ingressantes nas universidades.

De acordo com o projeto apresentado, o Enem seria aplicado em dois dias diferentes, no mês de outubro - não mais em agosto - com resultados divulgados no início de janeiro. Metade dos testes ficaria para o primeiro dia, e metade para o segundo, junto da dissertação.

Conteúdo do novo Enem

O conteúdo da prova ainda não foi definido e, segundo o MEC, terá de ser construído em parceria com as universidades federais. O que já se sabe é que a prova deverá ser baseada em habilidades e competências e terá quatro eixos: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

O ministério afirma que os novos eixos aproximariam o Enem das Diretrizes Curriculares Nacionais e do que já é ensinado na escola - mas sem abandonar as questões contextualizadas, que exigem a solução de problemas com as habilidades dos estudantes. A idéia seria seguir os temas que já são avaliados no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o supletivo do MEC.

Maior nível de dificuldade

Como a idéia é que o Enem sirva como vestibular, o MEC afirma que a prova terá itens mais complexos. Assim, as perguntas mais difíceis seriam capazes de selecionar os candidatos com melhor preparo.

As perguntas serão elaboradas de acordo com os conteúdos definidos pelas federais junto do ministério; com base na literatura e na prática de realização de provas. Os itens serão pré-testados, para identificar o nível de dificuldade e a probabilidade de acerto com o chute dos alunos.

Segundo o Inep, os testes terão diferentes níveis de dificuldade que permitirão identificar as habilidades dos estudantes.

O MEC argumenta que o vestibular desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um jovem que queira prestar medicina e tenha dificuldades financeiras, dificilmente poderá participar de processos seletivos de diferentes faculdades - e terá suas chances de aprovação diminuídas.

Por outro lado, as federais localizadas em Estados menores ficam restritas aos candidatos de suas regiões.

De acordo com a Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), de todos os estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior, apenas 0,04% residem no estado onde estudam há menos de um ano. Isso significa que é muito baixa a mobilidade entre estudantes nas diferentes unidades da Federação. Nos Estados Unidos, 19,2% dos alunos mudam de estado para cursar a universidade ou o chamado college.

Além disso, o ministério afirma que um exame nacional unificado, desenvolvido com base em habilidades e conteúdos mais relevantes, passaria a ser importante para definir a política educacional e o conteúdo a ser ensinado no segundo grau.

Fonte: Redação/UOL

Portadora de diabetes terá tratamento custeado pelo Estado

O Estado do Rio Grande do Norte foi condenado a fornecer à uma diabética os medicamentos "Insulina Lantus" e "Insulina Lispro", além dos seguintes insumos: 100 lancetas, 100 agulhas e 100 fitas. Tais prestações devem ocorrer doses, quantidades e períodos exatos, prescritos pelo médico, enquanto perdurar a necessidade.

A decisão foi da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que à unanimidade de votos, mantiveram a sentença da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, que deferia, liminarmente, o pedido da autora. Em caso de descumprimento da decisão, a Justiça fixou uma multa diária de um mil reais, a ser paga pessoalmente pela autoridade que se opuser a cumprir a decisão, em favor da parte autora. Tal medida perdurará até o fiel cumprimento obrigacional.

Alegações do Estado

O Estado alegou que não pode ser o único responsável pela aquisição e fornecimento dos medicamentos necessários à autora, devendo ser chamado ao processo a União e o Município de Natal. Sustentou ainda a necessidade de observância do princípio da legalidade orçamentária, sob a ótica dos princípios da reserva do finaceiramente possível, vez que o art. 196 é norma que necessita de regulamentação, além de que a pretensão autoral fere o princípio da autonomia dos Estados-membros, não podendo o Poder Judiciário invadir a seara das políticas públicas, bem como a faculdade que o Estado dispõe de definir os tratamentos que disponibiliza à população.

Decisão na Segunda Instância

O relator do recurso, desembargador Aderson Silvino, decidiu que a obrigação relativa ao fornecimento de medicamentos à população é solidária da União, Estados e Municípios. Assim, é perfeitamente possível se exigir de qualquer um dos entes estatais a obrigação em foco.

Para o relator, é necessário frisar que os artigos 8º, 125, caput, e 126 da Constituição Estadual, e artigos 6º e 196 da Constituição Federal, asseguram a todos os brasileiros este direito básico. O direito à saúde é dever do Estado, sobre o qual não incidem restrições de qualquer ordem, sob pena de se colocar em segundo plano os princípios da dignidade da pessoa humana, do direito à vida e à saúde. Assim, há de se convir que cabe ao Poder Público, em qualquer de suas esferas, promover os meios adequados para garantir a efetividade dos serviços de saúde.

Ainda segundo o desembargador Aderson, a Lei nº 8.080/90 determina que é objetivo do Sistema Único de Saúde a "assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas" (Art. 5º, III), estando incluídas em seu campo de atuação a "execução de ações de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica" (Art. 6º, I, d).

Quanto à alegação do princípio da reserva do finaceiramente possível suscitada pelo Estado, o relator disse que tal conceito, que tem servido como verdadeira "imunização" para que o administrador não cumpra promessas, tais as vinculadas aos direitos fundamentais do ser humano, perde força diante da notória destinação de preciosos recursos públicos para áreas que, embora importantes, são bem menos relevantes e prioritárias.

“Desta forma, sabe-se que há possibilidade de remanejamento de despesas de outras áreas para atendimento prioritário de política relacionada a preceito fundamental, razão pela qual não se faz presente qualquer ofensa à legalidade orçamentária”, concluiu o relator.

Fonte: TJ/RN

Funasa abre concurso com salários de até R$ 2.200 e vagas no RN

Concursandos que esperavam pela nova seleção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) já podem se preparar. O órgão, ligado ao Ministério da Saúde, lançou nesta terça-feira (31/3) o edital do concurso que irá prover 411 oportunidades, sendo 206 de nível superior e 205 de nível médio. O processo seletivo será organizado pela Fundação Cesgranrio.

Quem tem formação intermediária pode entrar na disputa pelos postos de agente administrativo e técnico de contabilidade. Já quem possui graduação pode se inscrever aos cargos de administrador, analista de suporte de sistemas, arquiteto, arquivista, auditor, bibliotecário, biólogo, contador, engenheiro, estatístico, farmacêutico bioquímico, geólogo, sanitarista e técnico em assuntos educacionais.

De acordo com o edital de abertura, a remuneração varia entre R$ 1.910,95 e R$ 2.222,72. Todos os candidatos inscritos deverão passar por avaliações objetivas e discursivas. Concorrentes de nível superior também devem ser submetidos a avaliação de títulos. As provas serão aplicadas em capitais do território brasileiro.

O período de inscrições terá início no dia 16 de abril e se estenderá até 17 de maio. Os candidatos interessados devem acessar o site www.cesgranrio.org.br ou comparecer a um dos postos de inscrição listados no edital de abertura. A taxa de participação varia de R$ 25,51 a R$ 45,51. As informações estão disponíveis no Diário Oficial da União, na página 76 da terceira seção.

Os novos servidores serão lotados nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e também no Distrito Federal.

Até o momento da publicação desta matéria o edital de abertura ainda não havia sido publicado na página da Cesgranrio.

Fonte: DN Online

TRE confirma multa a prefeito eleito de Jardim do Seridó

Na sessão desta terça-feira (31) o Pleno do TRE, tendo como relator o desembargador Vivaldo Pinheiro, conheceu e negou provimento ao recurso eleitoral Nº 9041/2008 originário do município de Jardim do Seridó (23ª Zona Eleitoral). A decisão foi unânime.

O relator votou pela manutenção da sentença de primeiro grau, que aprovou com ressalvas as contas do prefeito eleito Jocimar Dantas de Araújo, porém, aplicou-lhe a multa no valor de pouco mais de vinte e três mil reais, prevista na legislação, devido a extrapolação do limite de gastos, verificada na sua prestação de contas.

TRE nega provimento de recurso proveniente do município de Santa Maria

Na tarde desta terça-feira (31) o Pleno do TRE julgou à unanimidade a improcedência do recurso nº 9107, originado do município de Santa Maria/RN. O recurso pedia a reforma da decisão da 8º zona eleitoral de São Paulo do Potengi que havia julgado improcedente a ação de investigação judicial em desfavor de Nilson Urbano e Manoel Amaro de Araújo, reeleitos prefeito e vice, respectivamente, nas eleições de 2008 no município de Santa Maria.

O juízo da 8º zona eleitoral considerou que as provas contidas nos autos não seriam suficientes para a caracterização de captação ilícita de sufrágio pelo artigo 30-a da Lei das Eleições negando, assim, provimento ao recurso. O recurso foi interposto pela Coligação Unidos para vencer e Pedro Lopes de Moura.

De acordo com o relator do processo, juiz Fernando Pimenta, a fragilidade da prova apresentada pelos recorrentes é evidenciada pelas contradições existentes nos depoimentos. O juiz votou em consonância com o parecer do Ministério Público no sentido de conhecer e negar provimento ao recurso, mantendo em todos os seus termos a sentença recorrida. O voto do relator foi acompanhado à unanimidade pelos demais membros da Corte Eleitoral.

Fonte: TRE

Lei Maria da Penha pode ser aplicada a casos de namoro

A Lei Maria da Penha pode ser aplicada a relações de namoro, independentemente de coabitação. No entanto a situação específica de cada caso deve ser analisada, para que o conceito de “relações íntimas de afeto” não seja ampliado para abranger relacionamentos esporádicos, fugazes ou passageiros. A decisão, da Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou que a ação contra ex-namorado da suposta vítima tramite na Justiça Comum, e não em juizado especial criminal.

Apoiada em doutrina, a ministra Laurita Vaz, relatora do conflito de competência, afirmou que, para caracterização da aplicação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), é preciso existir nexo causal entre a conduta criminosa e a relação de intimidade existente entre autor e vítima. Ou seja, a prática violenta deve estar relacionada ao vínculo afetivo existente entre vítima e agressor.

No caso específico, após terminar namoro de um ano e dez meses a suposta vítima passou a ser ameaçada pelo ex-namorado. Entre outras perturbações, e mesmo após quatro meses do fim da relação, ele a teria ameaçado de morte, ao tomar conhecimento de seu novo relacionamento.

Fonte: STJ

Funpec seleciona profissionais para atuarem como gerentes; salários de R$ 1.000

A Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec) seleciona profissionais para atuarem como Gerente de Apoio Regional no projeto Apoio Institucional aos Colegiados Gestores e à Constituição das Redes Regionalizadas de Saúde no Estado do RN. São oito vagas com salários de R$ 1.000,00 e carga horária de 12 horas semanais.

Os Interessados devem procurar o setor de Recursos Humanos da Funpec, localizada na Avenida Senador Salgado Filho, 3000, Campus Universitário, Lagoa Nova em Natal, próximo ao Departamento de Artes da UFRN.

Os currículos deverão ser entregues em envelopes lacrados desta terça-feira (31) até a quinta-feira (02). Por ocasião do recebimento os currículos serão assinados e datados, pelo candidato e um funcionário do RH da Funpec.

Os requisitos para o cargo são: formação em nível superior,boa comunicação oral e escrita;habilidades para trabalhar com articulação política e intersetorial; experiência prévia em projetos governamentais relativos à gestão em saúde e à Política Nacional de Humanização; conhecimentos sobre Pacto pela Saúde, regionalização, constituição de redes de saúde, dinâmica e funcionamento de colegiados de gestão, conhecimentos em Informática e disponibilidade para viajar.

Fonte: DN Online

Mega-Sena sorteia R$ 1,5 milhão no Dia da Mentira


A Mega-Sena sorteia amanhã, 1º de abril, um prêmio de R$ 1,5 milhão para quem acertar as seis dezenas do concurso 1061. O sorteio ocorre em Ivinhema (MS), às 20h. Se aplicado na poupança, o dinheiro renderia cerca de R$ 10 mil por mês. As apostas podem ser feitas em qualquer lotérica do país até uma hora antes do sorteio.

Caso o ganhador seja assalariado, pode ter uma idéia do tamanho do prêmio comparando as rendas. Para juntar o valor da bolada, ele teria de trabalhar 248 anos, se fosse possível, para conseguir 3.225 salários mínimos.

O concurso 919 da Lotomania, sorteado na mesma noite, pode pagar R$ 900 mil para quem acertar as 20 dezenas. A extração 4333 da Loteria Federal começa às 19h.

segunda-feira, 30 de março de 2009

TRE lança edital para construir cartórios em cidades potiguares

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte publicou no Diário Oficial da União (http://www.in.gov.br) da última sexta-feira, (27/03/2009), os editais de abertura de licitação para a contratação de empresa de construção civil, objetivando a construção dos cartórios eleitorais de Pau dos Ferros e de Alexandria.

O certame será realizado na modalidade de tomada de preço, nos dias 15 e 17 de Abril de 2009,respectivamente. Os interessados poderão encontrar maiores informações no site do próprio Tribunal (www.tre-rn.gov.br), no menu Licitações, opção tomada de preços.

Fonte: TRE

Escolas têm até esta terça-feira para informar a situação do aluno

As escolas públicas e privadas têm prazo até terça-feira (31) para informarem a situação sobre a movimentação (transferência ou abandono) e o rendimento (aprovação ou reprovação) dos alunos da educação básica no ano letivo de 2008. Essas informações são complementares ao Censo Escolar da Educação Básica e devem ser prestadas, anualmente para caracterizar a situação do aluno ao final de cada ano letivo. Inicialmente, o prazo estava marcado para o dia 15 de março, mas foi prorrogado para 31.

Os dados de aprovação e reprovação fazem parte do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, que é divulgado a cada dois anos e expressa, em valores, os resultados mais importantes na educação, que são a aprendizagem e o fluxo escolar. As escolas que não informam ao Inep a situação de seus alunos ficam fora dos indicadores educacionais e, conseqüentemente, sem Ideb.

As informações são prestadas via internet. O informante do Censo de cada escola deve abrir a página eletrônica do Inep e acessar o hotsite Educacenso. O login e a senha para informar os dados no módulo situação do aluno são os mesmos usados para preencher as informações sobre o Censo Escolar. Caso o gestor não tenha senha ou login para acessar o sistema Educacenso, deverá entrar em contato com a coordenação estadual do Censo Escolar.

Fonte: Inep/MEC

Governo autoriza concurso com salários de até R$ 10.648 na Anac

Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30) autoriza a realização de concurso público na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo a portaria, serão abertas 260 vagas, sendo 200 para especialista em regulação de aviação civil e 60 para técnico em regulação de aviação civil.

O prazo para publicação do edital de abertura do concurso é de até seis meses. De acordo com o Ministério do Planejamento, a remuneração para o cargo de especialista (nível superior), é de R$ 10.648 e para o cargo de técnico (nível intermediário), o salário é de R$ 5.234,67.

O provimento dos cargos dependerá de autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Com informações do G1

Médico e hospital terão que pagar R$ 120 mil por morte de paciente no RN

A família de paciente atendido em hospital público com precárias condições de funcionamento ganha indenização por danos morais. O desembargador Vivaldo Pinheiro, relator do processo, considerou a responsabilidade civil no atendimento ao paciente que faleceu aos 28 anos de idade por causa da má prestação do serviço por um médico negligente. A indenização foi fixada em 120 mil reais: R$ 60 mil que deve ser paga pelo hospital e R$ 60 mil pelo médico.

O paciente não sabia que sofria de problemas cardíacos, quando passou mal foi até o hospital Maternidade Dr. Manoel Vilaça, na cidade de Martins. Ele recebeu a informação de que o médico estaria em casa de sobreaviso, e foi até o local com ajuda do irmão. Sem poder sair do veículo, o irmão entrou na casa do médico e relatou os sintomas. No entanto, o profissional de saúde, sem examinar o paciente, receitou remédios para dores abdominias e o encaminhou para o hospital.

Por se tratar de um quadro de parada cardio-respiratória, os sintomas foram piorando e as auxiliares de enfermagem ligaram para o médico que apenas receitou os mesmos medicamentos. O médico do plantão seguinte percebeu a gravidade do quadro e solicitou uma ambulância para encaminhar o rapaz a Mossoró. A ambulância disponibilizada pelo hospital não tinha balão de oxigênio e o paciente morreu a caminho.

Alegações do hospital e do médico

O hospital alegou ser uma instituição para atender pacientes ligados à maternidade e à infância. E disse que a responsabilidade pelo falecimento do paciente foi dos familiares que resolveram levá-lo para Mossoró na ambulância da cidade de Serrinha dos Pintos que não tem balão de oxigênio.

O médico disse não existir regime de plantão no hospital e que os médicos são chamados por telefone para atender os pacientes. Sustentou que receitou os remédios de acordo com os sintomas que os irmãos relataram – dores abdominais e vômitos, e que, naquele período, existia uma espécie de “epidemia” de dores intestinais na população. Por isso, teria receitado Plasil e Baralgin, além de soro fisiológico.

Os familiares do paciente também moveram processo no Conselho Federal de Medicina, local em que o médico foi punido com pena de Censura Confidencial em Aviso Reservado, infração aos artigos 2º, 4º, 29, 36, 37 e 61 do CEM.

“Não se pode admitir que em uma profissão caracterizada pelo servir, que lida com a vida humana todos os dias, existam profissionais que ministrem medicamentos, sem sequer examinar cuidadosa e pessoalmente os pacientes. Isto porque, se errar é humano, agir cegamente, no exercício da profissão, é, no mínimo, irresponsabilidade e descaso. Destaca o desembargador Vivaldo Pinheiro em seu voto.

Com informações do TJ/RN

MPF/RN recomenda anulação do concurso público do Coren

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) enviou uma recomendação à presidente do Conselho Regional de Enfermagem no RN (Coren/RN), Alzirene Nunes de Carvalho, para que o concurso público, realizado no ano passado, seja anulado.

No final do ano passado, o MPF/RN, através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, instaurou um procedimento administrativo para investigar denúncias de irregularidades no andamento do concurso, que tinha o objetivo de contratar servidores para 10 cargos diferentes, dentre eles assessor jurídico, agente administrativo e enfermeiro fiscal.

De acordo com a procuradora regional dos direitos do cidadão no RN, Caroline Maciel, a falta de publicação do edital e da homologação do concurso no Diário Oficial da União, ferem o princípio da publicidade. Além disso, o item 10.2 do edital, que estabelece uma última fase de entrevista de caráter meramente eliminatório, realizado pelo corpo diretor do Coren/RN, fere o princípio da impessoalidade.

“A fixação da entrevista como uma das etapas exigidas para aprovação, sem a prévia definição de critérios objetivos, denota a possibilidade de comprometimento do postulado da impessoalidade. Os candidatos, que se encontram na mesma situação jurídica, devem ser tratados com igualdade, sem qualquer possível atuação discriminatória por parte da administração”, defende a procuradora.

O MPF/RN recomenda ainda que o Coren/RN reconheça as ilegalidades do concurso, e não repita nos próximos. O Coren tem um prazo de 10 dias para responder se irá acatar a recomendação.

Fonte: PR/RN

Apresentadora Eliana pagará indenização a Cid Moreira

A apresentadora Eliana não conseguiu obter recurso especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e terá que pagar indenização a Cid Moreira pelo uso indevido da imagem do jornalista no programa "Tudo É Possível", da Record.

Eliana e a emissora terão que pagar R$ 60 mil por danos morais, e mais R$ 60 mil por uso indevido da imagem do jornalista.

No programa que foi ao ar no 23 de outubro de 2005, havia um boneco que imitava as feições e a voz de Cid Moreira, que interagiu durante toda a programação como se fosse o próprio jornalista.

No recurso apresentado por Eliana, ela defendeu a impossibilidade de ser condenada pelo uso indevido de imagem, pois não usou a real imagem real de Cid Moreira, mas sim uma paródia.

A defesa ainda pediu que o valor da condenação fosse reduzido.

No entanto, a Justiça considerou que afastar a caracterização do dano material à imagem e do dano moral demanda discordar dos fatos expressamente reconhecidos pela instância ordinária.

Fonte: Bol

Circuito de Caprifeiras do RN começa em abril

Criadores de ovinos e caprinos de todo o Rio Grande do Norte devem participar do Circuito de Caprifeiras, que começa no próximo dia 17 de abril, em São Paulo do Potengi. A expectativa dos organizadores é que a série de eventos funcione como uma seletiva dos ovinos da raça Santa Inês para a exposição nacional, que será realizada em outubro, durante a Festa do Boi. O Circuito de Caprifeiras é organizado pela Associação Norte-rio-grandense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), em parceria com o Governo do Estado.

“Os ovinos Santa Inês do Rio Grande do Norte têm conquistado espaço importante no mercado brasileiro e serão mais valorizados ainda durante a Nacional. Portanto, as caprifeiras serão vitrines para os rebanhos de destaque e um grande estímulo para aqueles que começam a investir neste segmento em ascensão”, avalia o presidente da Ancoc, Orlando Procópio.

Para George Bulhões, um dos grandes entusiastas da raça Santa Inês, a criação dos ovinos tem atraído muitos empresários que reconhecem a seriedade e comprometimentos do grupo de criadores potiguares com a preservação da qualidade genética. “Não somos referência apenas para o Nordeste, mas para o país”, afirma George, que também é secretário da Ancoc.

Depois de São Paulo do Potengi, o circuito segue para Caicó, no mês de maio, e passará por todas as regiões do Estado, até setembro.





ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ANCOC/RN

Deyse Moura (84) 9138-9740

Estella Dantas (84) 9401-7111

Imprensa.ancocrn@gmail.com

Vírus que infectou milhões de PCs pode atacar em 1º de abril

O código malicioso Conficker, que já infectou milhões de computadores em todo o mundo, está programado para ganhar força na quarta-feira, quando será comemorado o dia da mentira (1º de abril). Essa praga foi projetada para criar uma rede de computadores comprometidos que trabalham juntos, numa rede chamada de botnet.

De acordo com especialista, no dia da mentira o Conficker deve fazer com que as máquinas infectadas se conectem, via internet, com os criadores do código – quando isso acontecer, essas pessoas poderão dar comandos para que esses PCs disparem spam ou visitem simultaneamente um mesmo site, com o intuito de derrubá-lo.

Os especialistas que acompanham o vírus, no entanto, não acreditam que o ataque de 1º de abril terá consequências graves. “Não acho que haverá um cataclismo. Não faz sentido os responsáveis pelo Conficker causarem um grande problema de rede, porque se interromperem partes da internet eles não conseguirão ganhar dinheiro”, afirmou Richard Wang, gerente da divisão de pesquisa da empresa de segurança Sophos.

“Esperamos que algo aconteça, mas ainda não sabemos o quê”, afirmou Jose Nazario, gerente de pesquisas da Arbor Networks, que faz parte de uma aliança, a Conficker Cabal, em busca dos responsáveis pela praga. A Microsoft ofereceu uma recompensa de US$ 250 mil para encontrar essas mesmas pessoas.

Nazario continuou: “cada vez que eles se manifestam, existe a possibilidade de identificar quem são, onde estão e o que podemos fazer para impedi-los. O real desafio neste momento é fazer esse trabalho [de análise] funcionar em todo o mundo: não é um desafio técnico, mas sim logístico”.

Vulnerabilidade

Segundo a coluna “Segurança para o PC”, do G1, o Conficker tira proveito de uma vulnerabilidade corrigida em outubro pela Microsoft. Administradores e usuários não estão instalando a atualização que corrige a brecha, permitindo que o vírus continue se espalhando. Um engenheiro do suporte da Microsoft chegou a dizer que as pessoas estariam “jogando roleta russa” com seus sistemas ao ignorar a falha.

Sem a atualização, um computador é infectado mesmo que não execute nenhum programa malicioso, pois a brecha pode ser explorada pela internet.

Fonte: G1

Governo prorroga IPI reduzido para carros e desonera material de construção

O governo federal anunciou nesta segunda-feira a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para o setor automotivo por mais três meses --o benefício valeria até amanhã--, mas com a contrapartida da manutenção dos empregos pelas montadoras. Entre outras medidas, o governo também anunciou benefícios para os setores de motocicletas e materiais de construção.

As montadoras, porém, estão livres para implementar programas de demissão voluntária --como feito pela Ford na última semana-- e demitir trabalhadores temporários ao final de seus contratos.

Segundo o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, sem a medida, haveria uma queda de 30% nas vendas de veículos no segundo trimestre.

Após a redução do IPI, as vendas de veículos se recuperaram da forte queda vista no fim do ano passado. Na primeira quinzena deste mês, as vendas de automóveis e comerciais leves registraram alta de 5,31%. Apesar disso, mais de 4.700 empregos foram cortados no setor.

Além das montadoras, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que os materiais de construção também terão alíquotas menores de IPI. Haverá isenção para a compra de revestimentos, tintas, cimento, pias, louças de banheiro, rede e grade de aço, chuveiro, fechaduras e dobradiças, entre outros itens.

Além disso, foi modificado o regime de tributação para a construção civil (congrega os impostos: IR, CSLL, PIS e Cofins), aplicado às construtoras, com redução de 7% para 6%. Caso a construtora esteja no programa de habitação do governo, a redução vai a 1%.

Outra medida é o benefício fiscal para motocicletas, que teve redução de Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) de 3% para zero.

Para compensar, ao menos parcialmente, a perda de arrecadação com a desoneração fiscal, o governo vai elevar o IPI e a Cofins sobre os cigarros. Segundo Mantega, o produto ficará entre 20% e 25% mais caro.

O anúncio de hoje feito em São Paulo, que contou com a presença do vice-presidente, José Alencar, complementa o pacote habitacional lançado na semana passada pelo governo, que prevê construir 400 mil casas para a baixa renda e facilitar os empréstimos imobiliários para quem recebe entre três e dez salários mínimos.

Manaus

Mantega informou ainda que o governo, por decreto, ampliou a lista dos setores considerados prioritários na zona franca de Manaus --têm isenção de IR (Imposto de Renda) de pessoas jurídicas. Foram beneficiados as empresas de papel e celulose, desde que tenham projeto de reflorestamento, material descartável (barbeadores, canetas, lápis, lapiseiras), brinquedos, relógios e materiais óticos.

As medidas foram assinadas pelo presidente em exercício, José Alencar, e serão publicadas no "Diário Oficial da União" na terça-feira. Elas entram em vigor amanhã, com exceção das tarifas sobre cigarro, que passam a valer em maio.


Fonte: YGOR SALLES
da Folha Online

Escolas com nota baixa em avaliação vão receber R$ 517 milhões do MEC

O MEC (Ministério da Educação) vai liberar R$ 517 milhões para escolas que obtiveram baixo rendimento no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aferido em 2005 e 2007. O indicador foi criado em 2005 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino. Os recursos fazem parte do programa Plano de Desenvolvimento da Escola cujo objetivo é auxiliar o gerenciamento das unidades de ensino para melhorar a qualidade da educação.

Cerca de 27 mil escolas devem receber entre R$ 10 mil e R$ 75 mil ao longo de 2009. O valor varia de acordo com o número de alunos matriculados. Os estados que concentram o maior número de escolas participantes do programa são Bahia (3.248), Minas Gerais (2.772), Rio de Janeiro (2.031) e São Paulo (2.029). O dinheiro será repassado em duas parcelas, em data a ser definida pelo FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

As escolas foram classificadas em três grupos. O primeiro é formado por 7 mil unidades que em 2005 obtiveram nota 2,7 para os anos inciais e 2,8 para os anos finais do ensino fundamental e, por essa razão, recebem atendimento prioritário no MEC. O segundo grupo engloba 4 mil escolas que em 2007 registraram Ideb de 3,0 pontos nos anos inciais e de 2,8 nos anos finais.

Como houve um recurso extra para o programa, o Ministério incluiu uma terceira categoria que inclui as 15 mil escolas que obtiveram índice abaixo da média nacional em 2007. O Ideb nacional aferido pelo Ministério da Educação para os anos inciais do ensino fundamental em 2007 foi de 4,2 pontos, em uma escala de 0 a 10. Em 2005, a nota era 3,8. A meta é atingir a média 6 até 2022.

O MEC recomenda que os recursos sejam usados para financiar ações estratégicas previstas no plano da escola para melhorar a aprendizagem. Cinco ações devem ser priorizadas: investimentos na qualificação do conselho escolar, no ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), em programas de educação integral e de abertura de escolas no fim de semana, além de projetos de acessibilidade, como construção de rampas e banheiros adaptados para alunos com deficiência.

Fonte: Agência Brasil

Governo quer construir três novos presídios

A Secretaria de Trabalho, Justiça e Cidadania (Sejuc) encaminhou ao Ministério da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional(DEPEN), documentação necessária para a construção de um presídio feminino, no Complexo Penal e Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró. O projeto tem custo estimado em torno de R$ 16 milhões e deverá ser construído com recursos do Pronasci.

A Sejuc também está buscando recursos para a construção de mais duas cadeias públicas nas cidades de Lajes e Parelhas, cuja doação dos terrenos está em tramitação na Câmara Municipal. De acordo com o secretário Leonardo Arruda Câmara, essas novas unidades, aliadas às três Cadeias Públicas a serem concluídas ainda este ano(Nova Cruz, Ceará Mirim e Macau), irão resolver em definitivo o déficit de vagas no Sistema Penitenciário Estadual, para presos provisórios.

Fonte: Assecom

Instituto Federal do RN publica edital de concurso para técnico-administrativos

O Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abre inscrições nesta terça-feira (31) para Concurso Público para o provimento de cargos de Técnico-Administrativo.

São oferecidas 52 vagas nos diversos Campi do IFRN, sendo 35 cargos de técnico de nível superior e 17 para cargos de técnico de nível intermediário (médio).

Os salários iniciais, brutos, variam de R$ 1.364,53 a R$ 1.747,83.

As inscrições têm início às 10h de amanhã e terminam às 20h dia 10 de abril, exclusivamente via Internet, por meio do site do IFRN (www.ifrn.edu.br). Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de R$ 68,94.

A prova escrita acontecerá no dia 17 de maio, e o resultado final do concurso tem previsão para ser divulgado no dia 2 de junho.

Fonte: DN Online

Homem tenta matar outro e, na fuga, morre em acidente na Serra do Doutor

Um homem identificado como Juvande Laurentino da Silva, de 32 anos, morreu após uma colisão na Serra do Doutor, próximo ao município de Campo Redondo, na BR-226.

O acidente aconteceu neste domingo, por volta das 8h30, segundo a polícia, depois da vítima ter se envolvido em uma tentativa de homicídio.

De acordo com informações da Delegacia de Polícia Civil de Campo Redondo, Juvande teria disparado um tiro contra um homem que estaria envolvido com sua esposa, em Lajes Pintada.

Na fuga, colidiu a moto que conduzia (BQ-075/Felipe Guerra-RN) com um caminhão (BST-0215/Linhares-ES).

A vítima morreu ainda no local do acidente. O condutor do caminhão, identificado como Léo Simonetti, afirmou à polícia que tentou desviar o veículo, mas não conseguiu evitar a colisão.

O homem atingido com um tiro por Juvande está internado em estado grave.

Fonte: DN Online

Fies recebe inscrições a partir desta segunda-feira

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) recebe inscrições a partir das 10h desta segunda-feira (30). Podem solicitar financiamento das mensalidades estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas que tenham aderido ao processo em 2009. O prazo termina em 17 de abril.

O candidato deve preencher a ficha de inscrição que estará disponível pela internet, imprimi-la em duas vias e entregá-la na instituição de ensino onde estuda.

É possível financiar de 50% a 75% da mensalidade, independente do semestre que estiver cursando. O fundo trabalha com duas taxas de juros anuais: 3,5% (fixa) ao ano para alunos matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos constantes no catálogo da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica); e de 6,5% (fixa) ao ano, para os demais cursos.

Durante a graduação, o estudante paga uma taxa semestral de R$ 50, a cada três meses, recurso que amortiza parte dos juros do financiamento.

Para contratar o financiamento, o aluno precisa apresentar um ou mais fiadores ou ainda utilizar a fiança solidária. Neste caso, grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo pagamento das prestações de todos os integrantes do grupo. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda.


Fonte: UOL

sábado, 28 de março de 2009

Governo vai prorrogar redução de IPI até junho

A renovação do acordo de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deverá ser anunciada pelo governo entre segunda-feira e quarta-feira da semana que vem. Os últimos detalhes da prorrogação, tão esperada pelas montadoras, foram acertados em reunião na manhã de sexta-feira entre representantes das empresas, dos principais sindicatos de metalúrgicos e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o compromisso de as montadoras manterem o nível do emprego nas fábricas. O prazo do benefício, concedido desde meados de dezembro e que terminaria no próximo dia 31, será estendido por mais três meses.

O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical, que participou da reunião em Brasília, confirmou que a única pendência está na dificuldade de conciliar as agendas de Mantega, do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos representantes das centrais sindicais. Na segunda-feira pela manhã, haverá manifestações contra os efeitos da crise financeira mundial, que já estavam marcadas. “Acertamos os últimos detalhes e exigimos a garantia de emprego. A renovação do acordo é um sinal importante para a recuperação da economia, tendo em vista que toda a cadeia do setor automotivo emprega mais de um milhão de trabalhadores”, afirmou.

A Fiat e a GM preferiram não comentar a notícia da prorrogação do IPI antes do anúncio oficial. Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde a montadora italiana e outras 13 fornecedores de peças assumiram o compromisso de manutenção de emprego ou salário no setor até 20 de abril, a medida é avaliada como importante por Marcelino da Rocha, presidente do sindicato local dos metalúrgicos. “Foi acertada, mas o governo deveria ter exigido a ampliação do quadro de empregados e não só a manutenção dos postos de trabalho”, afirmou o sindicalista.


Fonte: Portal Uai

Prêmio da Mega-Sena chega a R$ 8 milhões neste sábado

O apostador que acertar as seis dezenas da Mega-Sena (número 1.060) deste sábado pode embolsar R$ 8 milhões, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal. Na última quarta (25), uma aposta feita em São Paulo ganhou o prêmio de R$ 1,6 milhão.

Os números sorteados na quarta, no Rio, foram: 01 - 12 - 14 - 16 - 37 - 45.

No total, 63 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 13.793,60 cada um. A quadra vai pagar R$ 212,52 para cada uma das 4.089 apostas ganhadoras.

Para tentar a sorte neste sábado, é possível fazer a aposta até as 19h (horário de Brasília). A aposta mínima de seis números custa R$ 1,75.

Louco invade Ufersa e tenta matar reitor dizendo que foi a mando de Lula

Armado com um revólver, uma faca e com 32 balas calibre 38, Antônio Raimundo de Lucena, 47, tentou entrar nesta sexta-feira (27) por volta das 9h30 no gabinete do reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), professor Josivan Barbosa Menezes.

Contido por policiais militares, o invasor aparentava sofrer de distúrbios mentais e se dizia a mando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo os agentes da 1ª Delegacia de Polícia, Antônio Raimundo afirmou que havia escrito uma carta para Lula e que o presidente o autorizou a pegar um diploma com o reitor da Ufersa. Logo em seguida, embarcaria em um avião para se encontrar com Luiz Inácio em Brasília.

Ao perceber a presença de um homem armado na Universidade, os seguranças acionaram a Polícia Militar e Antônio Raimundo foi detido.

Josivan Barbosa afirmou desconhecer quem seja o homem e que não foi a primeira vez que Antônio Raimundo tentou falar com ele. "Hoje, novamente, ele voltou com a mesma conversa, querendo receber um diploma", declarou o reitor da Ufersa.

Antônio Raimundo foi levado para a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) onde se juntou a mais 20 presos em uma cela projetada para abrigar no máximo 8 detentos.

Fonte: O Mossoroense

Maradona diz que Pelé perdeu a virgindade com um garoto

O técnico da seleção argentina de futebol, Diego Maradona, disse na última quinta-feira (26) a jornalistas que Pelé iniciou sua vida sexual com um garoto. A alfinetada veio depois das declarações do Rei sobre o uso de drogas entre jogadores (a mesma polêmica que causou mal estar com Robinho).

Logo depois do treino na alvi-celeste para o jogo de sábado contra a Venezuela, pelas eliminatórias para a Copa de 2010, Maradona disparou: “O que querem que eu diga, ele estreou com um garoto”, em referência ao atleta do século XX.

A relação entre os ex-jogadores é marcada por altos e baixos ao longo dos anos. Mesmo com os dissabores, Pelé foi o primeiro convidado de Maradona quando o ídolo argentino apresentou um programa de TV. Os astros chegaram a cantar juntos uma música.

Agora, Maradona insinua que o Rei do futebol perdeu a virgindade com um garoto.

Fonte: Correioweb

Vacinação contra aftosa terá início na próxima quarta

Começa na próxima quarta-feira (dia 1º) a primeira a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e em Roraima. A meta é aplicar 395.715 milhões de doses até o final do ano.

Governo Estadual abre vagas de estágio para alunos de Ensino Médio

A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos abre vagas de estágio para estudantes matriculados regularmente no ensino médio. Os interessados podem se inscrever através do site www.escoladegoverno.rn.gov.br . As inscrições ocorrem até quinta-feira (3).

Os alunos deverão fazer seu cadastro reserva, através do site da Escola de Governo, no item ‘Programa de Estágio’. Em seguida, os que tiverem seus currículos selecionados serão entrevistados, no sábado (5) e submetidos a testes.

Na avaliação serão observados aspectos sócio-econômicos, conhecimento em língua portuguesa e o resultado do teste psicológico. Após esse processo, a Escola de Governo divulgará uma lista com a classificação dos alunos, que será distribuída para os órgãos interessados em contratar os estagiários.

Segundo a diretora de Recrutamento e Seleção da Escola de Governo, Rosa Costa, esta é uma oportunidade de inserir os alunos no mercado de trabalho. "Com a contratação dos estudantes em instituições, promovemos a socialização deles no mundo do trabalho, bem como damos a oportunidade da vivência no mundo organizacional", declara a diretora.

Fonte: Assecom

UFRN abre inscrições para cursinho pré vestibular

Com o objetivo de ampliar a condição de acesso aos estudantes de escolas públicas à UNiversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Pró Reitoria de Graduação da UFRN abre 800 vagas, distribuídas em 17 turmas para o Programa Complementar para Alunos do Ensino Médio (Proceem).

O Programa terá início com uma aula inaugural que será realizada no Auditório da Reitoria, na próxima segunda-feira, dia 30, às 14h30. Na ocasião, a pró-reitora de Graduação, Virginia Dantas, dará as boas-vindas aos vestibulandos e irá fazer a apresentação do PROCEEM. Em sua fala, a professora Bethânia, presidente da Comperve, abordará as questões relacionadas ao vestibular UFRN 2010.

As aulas, ministradas por universitários da Instituição, serão realizadas no Campus da UFRN e nas escolas estaduais Ana Júlia Mousinho, Dom Nivaldo Monte, Francisco Ivo e Colégio Atheneu Norte-Rio-Grandense, nos três turnos. As inscrições são feitas, exclusivamente, no site da PROGRAD www.prograd.ufrn.br/proceem.

Fonte: DN Online

Menina de 14 anos é detida acusada de botar as próprias fotos nua na internet

Uma adolescente de 14 anos de Nova Jersey, nos Estados Unidos, está sendo acusada de pornografia infantil depois de ter publicado 30 fotos dela própria nua no site de relacionamentos MySpace. O xerife Bill Maer afirmou que a adolescente publicou as fotos porque “ela queria que o namorado dela as visse”. “Consideramos este caso uma chamada para acordar os pais”, disse Maer À agência Associated Press.

A jovem, que não teve o nome revelado por ser menor de 18 anos, foi detida e acusada de possuir e distribuir material pornográfico infantil. Ela foi liberada mais tarde, sob custódia da mãe. Caso seja condenada, a adolescente pode ficar presa até os 17 anos, segundo determina a Lei Megan.

“A garota precisa de ajuda, não de problemas com a Justiça”, defendeu Maureen Kanka, mãe da menina Megan, que foi sequestrada, estuprada e morta quando tinha 7 anos, em 1994. Após este caso, o estado criou a lei Megan em defesa do abuso contra as crianças e adolescentes. “Ela precisa de uma intervenção e conselhos, porque a única pessoa que ela explorou foi ela mesma”, disse Kanka.

O MySpace disse que não iria comentar a investigação da polícia local, mas avisou que tem uma equipe que acompanha a rede para retirar imagens inapropriadas.

Com informações do G1

Prostituta invade apartamento e exige sexo com três homens

A prostituta Nicole Mary Scarpone, de 26 anos, foi presa em Gastonia, no estado da Carolina do Norte (EUA), após invadir um apartamento e exigir que três homens pagassem US$ 10 (cerca de R$ 22,4) para ter relações sexuais com ela.

Nicole foi detida por usar "táticas agressivas de prostituição". Segundo a polícia de Gastonia, a mulher disse que já tinha feito sexo no apartamento anteriormente, mas admitiu que nessa ocasião não tinha sido chamada e apareceu de surpresa.

Segundo o G1, Scarpone bateu na porta do apartamento e forçou a entrada quando ela foi aberta. Ela chegou a acusar os homens de estarem devendo US$ 100 antes de tentar conseguir um "dinheiro extra" com um programa rápido.

Como a tática não deu certo, Nicole Scarpone foi presa e levada para a cadeia do condado de Gaston. A Justiça fixou sua fiança em US$ 2 mil (cerca de R$ 4.475).

Com informações do G1

Fim de semana de temporais em 22 Estados e no DF

O fim de semana deve ser chuvoso na maior parte do país, e a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, enviou um alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Goiás, Tocantins, Acre, Rondônia, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Amapá, Paraíba, Pernambuco, Pará, Piauí, Maranhão, e do Distrito Federal.

Chove forte ,durante todo o fim de semana no Distrito Federal, em Goiás, no Amazonas, no Tocantins, em Roraima, no Acre, em Rondônia, no Rio Grande do Norte, no Ceará e em Mato Grosso.

Amanhã, chove forte também na Paraíba, no oeste de Pernambuco, no Amapá e no oeste, noroeste, sudoeste e sul da Bahia. No domingo e na segunda, o alerta de chuva forte permanece para o sul da Bahia.

Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva nos Estados de São Paulo, no Rio e em Minas. Amanhã, o tempo fica chuvoso também no Espírito Santo.

O mesmo ocorre no Pará, no Piauí, Mato Grosso do Sul e no Maranhão, onde as chuvas ocorrem entre amanhã e a segunda.

No Sul, as chuvas atingem apenas o Rio Grande do Sul, onde o tempo permanece nublado e há riscos de temporais até a segunda-feira.

Em todos os Estados, as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento forte, descargas elétricas e, em alguns pontos isolados, granizo.

O órgão recomenda que a população evite áreas de alagamento e regiões de encostas e morros, já que as chuvas aumentam os riscos de deslizamentos. Também alerta para que a população evite trafegar por áreas com pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos são baseados em informações do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com informações da Folha Online

Dois ex-prefeitos do RN são condenados e poderão perder direitos políticos

A omissão na prestação de contas levou o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a desaprovar as contas dos ex-prefeitos de Sítio Novo e Japi, respectivamente Francisco Hudson Xavier Cunha e Francisco Pereira Sobrinho. Eles vão restituir aos cofres públicos com recursos próprios valores de R$ 48,8 mil (Sítio Novo) e R$ 88,2 mil (Japi).

Os processos foram apreciados nesta quinta-feira (26), pela Primeira Câmara de Contas que também determinou o pagamento de multa de 10% sobre os respectivos débitos. Acatando sugestão dos procuradores do Ministério Público junto ao TCE, Othon Moreno de Medeiros Alves e Carlos Thompson Costa Fernandes os processos serão encaminhados ao Ministério Público Estadual para apurar ato de improbidade administrativa.

Ainda na sessão, o ex-presidente da Câmara Municipal de Umarizal, Carlindson Onofre Pereira de Melo foi condenado a devolver ao erário R$ 97,9 mil por despesas não comprovadas. O ex-vereador vai pagar multa no valor equivalente a 10% do débito. Também foi votada pela representação ao Ministério Público Estadual para apuração de ato de improbidade administrativa. Se for condenado na ação de improbidade, além de ressarcir o prejuízo e pagar multa, os ex-gestores poderão ter os direitos políticos suspensos por até cinco anos e serem proibidos de contratar com o poder público pelo prazo de três anos.

Os processos foram relatados pelos conselheiros Valério Mesquita e Paulo Roberto Alves. O Procurador Carlos Thompson Costa Fernandes representou o Ministério Público Especial na sessão.

Fonte: TCE

MEC promete investir R$ 517,7 milhões nas 27 mil escolas com baixo desempenho

O MEC (Ministério da Educação) informou nesta sexta-feira (27) que vai investir R$ 517,7 milhões nas 27.885 escolas do país com piores desempenhos. Elas foram classificadas de acordo com o Ideb (Índices de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2005 e 2007.

De acordo com José Carlos Martinez Fernandez, coordenador-geral de gestão escolar da Secretaria de Educação Básica, cada escola receberá este ano entre R$ 10 mil e R$ 75 mil, segundo o número de estudantes matriculados no censo escolar de 2008.

O repasse de recursos do governo federal, explica José Carlos, é para financiar algumas ações do plano estratégico da escola, e o Ministério da Educação orienta que ela utilize essa verba prioritariamente em apoio a cinco ações: programas de acessibilidade como, por exemplo, construção de rampas e adaptação de banheiros; informatização; ampliação do horário de atividades na escola; qualificação de conselheiros escolares; e abertura dos colégios à comunidade.

Na lista, estão estabelecimentos das 27 unidades da federação. Entre os estados com maior número de escolas com baixo desempenho, destacam-se a Bahia, com 3.248 escolas, Minas Gerais (2.772), Rio de Janeiro (2.031) e São Paulo (2.029).

* Com informações da Assessoria de Imprensa do MEC/UOL

quinta-feira, 26 de março de 2009

MEC quer criar vestibular

O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou um projeto para unificar os vestibulares das universidades federais. A idéia é criar um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que funcionaria como forma de seleção para essas instituições.

A proposta formal será entregue na próxima segunda-feira à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para que seja discutida nas universidades. O ministro espera que o novo vestibular possa ser aplicado ainda esse ano, para ingresso dos alunos em 2010.

‘‘Esse assunto é discutido há décadas e nós estamos maduros o suficiente para dar um passo adiante e rever os nossos processos seletivos que hoje padecem de problemas graves. Eles sinalizam mal como deveria ser o currículo do ensino médio’’, defendeu Haddad.

Outro ponto positivo da proposta, segundo Haddad, é o fato de que o aluno não precisaria fazer vários vestibulares, mas apenas um que teria validade nacional.

Haddad citou que modelo semelhante é aplicado nos Estados Unidos com a SAT (Scholastic Assessment Test), uma prova única que serve como ingresso para todas as instituições.

A adesão ao vestibular nacional dependerá de cada universidade, que tem autonomia para decidir de
que forma poderá incorporar a prova em seu processo seletivo. O modelo do exame ainda será discutido com as instituições. Mas, segundo ministro, a idéia é que seja um meio-termo entre o Enem e o vestibular atual.

Amanda Cieglinski
Agência Brasil
‘‘Nós queremos um exame que corrija as distorções do vestibular e do Enem. A forma do Enem perguntar é muito interessante, mas ele carece de conteúdos organizativos do ensino médio. O vestibular é fortemente conteudista, mas na maneira de perguntar distorce a realidade do ensino médio. Nós queremos ter um exame nacional que dê conta do conteúdo, mas de forma inteligente, que julgue a capacidade analítica dos estudantes e promova uma mudança na atuação em sala de aula do professor’’, comparou.

Haddad ressaltou que o ministério tem capacidade técnica e logística para elaborar e aplicar o exame em todo país. Segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela elaboração do Enem, a prova seria dividida em quatro eixos: linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas.

As questões seriam de múltipla escolha e a prova contaria também com uma redação. As instituições particulares também poderiam aderir ao novo Enem em substituição ao vestibular.
O presidente da Andifes, Amaro Lins, disse que ‘‘não vê objeção’’ à proposta, mas ressaltou que ela precisa ser discutida dentro das universidade e com a própria sociedade.
Uma reunião com todos os reitores das instituições federais de ensino deverá ser realiza em 15 dias. Segundo Amaro, ainda é preciso ‘‘refletir e avaliar’’.

‘‘Acho que cabe ao ministério apresentar essas propostas e todo o esforço que pudermos fazer de qualificação dos alunos que terão acesso ao ensino superior, nós faremos’’, apontou.
O MEC acredita que o novo Enem poderá substituir o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que é aplicado aos alunos ingressantes do ensino superior, além do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

‘‘O que nós podemos fazer é racionalizar e oferecer um instrumento novo e eficiente, tanto do ponto de vista da previsão do desempenho acadêmico dos ingressantes, como da organização curricular do ensino médio’’, defendeu Haddad.

TRE rejeita recurso contra diplomação da prefeita e vice de cidade potiguar

O processo foi relatado pelo desembargador Vivaldo Pinheiro. Ele rejeitou preliminar suscitada pelos recorridos (prefeita e vice) de que ocorreu a Perda de Objeto do Recurso, já que os mesmos assuntos alegados já haviam sido apreciados e não acolhidos pela Corte no julgamento do Recurso 8463/2008. Enquanto os recorrentes diziam que existia prova pré-constituída dos fatos alegados, os recorridos afirmavam que não havia este tipo de prova.

O relator lembrou que segundo jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Recursos Contra a Diplomação existe autonomia, ainda que fundados sobre mesmos fatos e fundamentos.

Tanto no caso da preliminar como na decisão de mérito, as decisões da Corte ocorreram em consonância com entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral.

Em julgamento em 13 de janeiro de 2009, sobre os mesmos fatos narrados, o TRE/RN havia rejeitado a prática da captação ilícita.

Com informações do TRE

Após sexo com aspirador, homem pega três meses de cadeia

O norte-americano Jason Leroy Savage, de 29 anos, que foi flagrado fazendo sexo com um aspirador de pó, dentro de um lava-rápido na cidade de Thomas Township (EUA), foi condenado a três meses de cadeia, informou o G1.

O incidente aconteceu no dia 16 de outubro. Na época, o sargento Gary Breidinger afirmou que um morador local ligou para a polícia dizendo que um homem praticava uma atividade suspeita no lava-rápido. Um oficial se aproximou e fez o flagrante.

Savage foi condenado pela Justiça do Condado de Saginaw por ter praticado um ato indecente.

*Com informações do G1

Construção de 19 mil moradias injetará R$ 640 milhões no estado

As 19.224 casas que o governo federal irá construir no Rio Grande do Norte, dentro do novo programa habitacional ‘‘Minha casa, minha vida’’, lançado ontem, prometem aquecer a construção civil potiguar com a injeção de R$ 640 milhões em obras. A estimativa é do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon-RN), Sílvio Bezerra, e representa mais do que o dobro do total de lançamentos realizados pelo setor em 2008, que ficou na casa dos R$ 300 milhões. Os empregos devem começar a ser gerados nos próximos 90 dias. A notícia é comemorada pelo setor, que recentemente foi citado de forma negativa em uma pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego como um dos que mais demitiram pessoas no estado em fevereiro - foram 500 dispensas no total.

O plano de habitação federal prevê investimentos de R$ 34 bilhões na construção de um milhão de moradias em todo o país para a população que ganha até dez salários mínimos (R$ 4.650 - veja mais detalhes no quadro abaixo). O Rio Grande do Norte ficará com uma fatia de 1,9% do projeto. ‘‘O plano trará os melhores impactos possíveis para o Rio Grande do Norte. Estávamos aguardando com muita expectativa o anúncio do pacote e estamos muito animados, porque R$ 640 milhões em obras é um volume muito grande’’, comemorou Sílvio Bezerra.

O plano deve se estender pelos próximos dois anos e a estimativa do governo federal é que saia do papel até o próximo dia 13 de abril. Até esta data serão divulgadas as regras para que as pessoas interessadas possam aderir ao programa. Uma das medidas mais anunciadas pelo executivo nacional é de que as prestações, que terão valor mínimo de R$ 50, só começarão a ser pagas quando o morador passar a ocupar a nova casa.

O presidente do Sinduscon-RN acredita que o anúncio do pacote vem revolucionar um setor que vem se mostrando retraído desde o estouro da crise financeira internacional, em outubro do ano passado. Conforme destaca Sílvio Bezerra, o projeto traz um diferencial diante do que costumava ocorrer no mercado imobiliário. Agora, para receber os recursos das moradias que serão construídas, os municípios terão que se comprometer a aprovar os projetos em no máximo 30 dias. Como o governo federal determinou que as empresas executem as obras no prazo entre 12 e 18 meses, a expectativa é de que os empregos comecem a ser gerados em junho.

‘‘Se tudo ocorrer dentro dos prazos que o governo federal estipulou, inclusive com as prefeituras aprovando os projetos em no máximo 30 dias, a partir de junho teremos obras nas ruas. É um projeto de um impacto impressionante na geração de emprego e no momento em que o mercado tinha esfriado, o governo federal apareceu com uma medida que terá resultado concreto e de curto prazo’’, avalia o presidente do Sinduscon-RN.

O preço popular das moradias se deve, também, à redução na alíquota de impostos paga pelos construtores. Para viabilizar o programa, o governo federal reduziu de 7% para 1% o pagamento de tributos como PIS, Cofins, Imposto de Renda e Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) que os empresários pagavam sobre o valor dos imóveis.

‘‘O governo está apostando que os investimentos na base da pirâmide vão se transformar em riqueza para a economia como um todo. E se o Rio Grande do Norte conseguir construir as 19 mil casa rápido, o governo vai liberar uma quantidade maior de moradias do que a que foi liberada agora’’, aposta o empresário, emendando que, a partir de agora, cada um terá que fazer a sua parte. ‘‘O empresário vai ter que arrumar terreno, apresentar projeto rápido e os governos municipais terão que dar agilidade na aprovação para poder receber os imóveis’’, defende.

Na opinião do coordenador geral da Central de Movimentos Populares do RN, Wellington Bernardo, que acompanhou pessoalmente o anúncio do governo federal ontem, ainda que a construção de quase 20 mil casas no estado seja um avanço, é preciso fazer mais. ‘‘O nosso déficit é de 120 mil casas. O que será destinado para o estado é apenas 16% do nosso déficit, então não queremos que seja apenas uma medida emergencial’’, criticou.

Louise Aguiar
da equipe do diário de natal

Festa na casa de famoso jogador de futebol teve topless, camisinhas e lubrificante

O jogador de futebol Adriano deu uma festa, em sua nova casa no Rio de Janeiro, que virou polêmica. Segundo o Ego, site da Globo.com, duas das convidadas, a modelo Fabiana Andrade e a travesti Patrícia Araújo, contaram detalhes da comemoração para os jornais "Extra" e "Meia Hora".

Outros convidados, que não quiseram se identificar, disseram que a festa estava cheia de meninas da termas "Centauros", uma das mais caras do Rio de Janeiro, e que camisinhas e potes de lubrificante eram servidos em bandejas. Além disso, uma modelo que já foi capa de uma revista masculina teria beijado vários jogadores, além de ter feito topless na piscina.

Concentrado com a seleção em Teresópolis, segundo o Ego, Adriano disse apenas que a festa foi uma comemoração familiar.

*Com informações do Ego

Globo quer tirar polêmico comentarista da Band por R$ 80 mil

A TV Globo pode tirar nos próximos dias o polêmico comentarista e ex-jogador de futebol Neto da co-irmã Bandeirantes. Isso porque uma pesquisa revelou que o telespectador acha Falcão e Caio, da Globo, muito bonzinhos.

Na gíria do futebol, são considerados "vaselinas", o que não vem agradando a maioria dos telespectadores. Neto, que é mais polêmico, está no gosto popular.

Como Casagrande, que voltou a cuidar de problemas com a saúde, está novamente afastado, comenta-se na Band que Neto ganha R$ 50 mil por mês. A Globo pagaria até R$ 80 mil para contratar o ex-jogador.

terça-feira, 24 de março de 2009

Massa relembra desconfiança na Ferrari e se vê forte mentalmente

Apontado como um dos principais favoritos à conquista do título do Mundial de F-1 de 2009, o piloto brasileiro Felipe Massa se vê forte mentalmente para a temporada 2009.

O piloto disse não se sentir pressionado pelo favoritismo que lhe é atribuído e relembra que já teve que conviver com situações mais desconfortáveis na carreira.

"Sempre fui um piloto que teve muita pressão, talvez até mais do que os outros. Quando cheguei à Ferrari, muita gente disse que eu não merecia estar aqui. Quando eu cometia um erro, todo mundo lembrava meu passado, ou diziam que o meu empresário era o Nicolas Todt [filho de Jean Todt, ex-chefe de equipe]", falou Massa.

"Na parte mental, foi uma grande lição de vida [o vice-campeonato em 2008], de aprendizado pessoal. Vai me deixar mais forte para lutar por qualquer campeonato ou vitória. Sempre espero a maior pressão possível da imprensa porque sempre tive e não é pensando nisso que você vai melhorar ou piorar", continuou o brasileiro.

O piloto da Ferrari ainda disse que, com tantas mudanças, quem está na F-1 acaba aprendendo mais rápido que os outros.

"Isso faz a diferença entre um piloto de F-1 e um piloto de outras categorias, porque você tem de estar sempre aprendendo mais rápido que os outros. Acho que as novas regras não mudaram muito o modo de você trabalhar, o modo de você pensar, e me adaptei rápido a todas as regras", disse.

A temporada 2009 da F-1 tem início no próximo final de semana, com o GP da Austrália, em Melbourne. Os primeiros treinos livres da corrida australiana estão marcados para as 22h30 de quinta-feira (horário de Brasília). O treino de classificação será às 3h de sábado, e a corrida ocorre às 3h de domingo.

Fonte: Folha Online

Famílias beneficiárias do Bolsa Família terão de atualizar dados cadastrais

Brasília - Mais de três milhões de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família terão de fazer a atualização de dados em cadastro mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Segundo a secretária Nacional de Renda e Família do MDS, Lucia Modesto, os municípios estão recebendo comunicados sobre a necessidade dessa atualização desde fevereiro.

“As listas [de quem deve fazer a atualização] foram enviadas a todos os municípios, os beneficiários estão sendo avisados por meio do extrato bancário de pagamento dos benefícios. Estamos fazendo um processo de comunicação tanto por meio dos gestores do município quanto das famílias”, afirmou.

Além disso, o ministério irá fazer campanhas no rádio e na televisão sobre a necessidade de se fazer a atualização.

Quem não fizer a atualização do cadastro até agosto terá o benefício bloqueado. O desbloqueio só poderá ser feito depois de o beneficiário procurar o gestor do programa no seu município e fazer a atualização dos dados. O benefício que até dezembro deste ano não tiver sido desbloqueado será cancelado a partir de janeiro de 2010. Para que a família possa retornar ao programa será necessário fazer uma nova avaliação de renda.

No total serão atualizados os cadastros de 3,07 milhões de famílias de todos os estados e mais o Distrito Federal. Somente em São Paulo, 426.188 famílias precisam atualizar o cadastro. Na Bahia são 354.691 e em Minas Gerais, 302.589.

A secretária disse ainda que a elevação de R$ 120 para R$ 137 do limite de renda mensal per capita para que a família tenha direito ao programa deverá sair até o fim de abril. A estimativa do ministério é de que mais 1,3 milhão de famílias tenham direito a receber o Bolsa Família.

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Conselho Curador do FGTS aprova liberação de R$ 12 bilhões para programa de moradias

O Conselho Curador do FGTS aprovou a liberação de R$ 12 bilhões para o programa de construção de 1 milhão de novas moradias que será anunciado amanhã (25) pelo presidente Lula. A informação foi transmitida há pouco pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

O ministro adiantou que R$ 4 bilhões serão utilizados ainda este ano.

Depois de 20 anos, desafio da internet é se tornar acessível à população

Rio de Janeiro - Duas décadas após sua criação, a internet ainda enfrenta o desafio de se tornar acessível à grande parte da população, especialmente em países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, apenas 35% das pessoas com 16 anos ou mais estão conectadas à rede mundial de computadores. De acordo com o especialista em mídias digitais Marcelo Póvoa, para vencer essa barreira, é preciso reduzir custos.

“A internet, se bem usada e bem implementada, pode ser um poderoso catalisador econômico e um equalizador social, a partir do momento que democratiza e distribui a informação de forma harmônica", disse.

"Mas a premissa para isso acontecer é que as pessoas tenham acesso, seja qual for sua classe econômica e social. Portanto, é preciso ganhar escala e baixar os custos de todo o conjunto, desde o PC [computador pessoal] até as mensalidades por acesso”, defendeu.

Póvoa afirma que é necessário haver mais investimento tanto por parte do governo quanto do setor privado.

Ele destaca algumas iniciativas tecnológicas que vem permitindo a proliferação dos serviços digitais nos últimos anos, como a possibilidade de acessar a internet por meio de celulares.

“Atualmente, 15% dos acessos por banda larga no Brasil já são feitos por celular. Isso aponta para o fato de que cada vez mais o planeta ficará sedento por novas bandas. Portanto, criar infra-estrutura para expandir a internet precisa ser uma meta cada vez mais forte das esferas municipais, estaduais e federal. A base instalada de internet representa um diferencial competitivo fundamental do Brasil nas próximas décadas”, destacou.

Também participam do debate sobre os avanços e as limitações da internet, desde o seu surgimento há 20 anos, a jornalista Cora Ronai, e a diretora da Revista INFO, Débora Fortes.

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Preço da gasolina no país não será reduzido, diz Gabrielli

Brasília - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse hoje (24), na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que o preço da gasolina no Brasil não será reduzido e que está alinhado com valores internacionais. A empresa, segundo ele, teve em 2008 sobra de caixa de R$ 16 bilhões e já conta para este ano com financiamentos de bancos internacionais no valor de US$ 6 bilhões.


Gabrielli disse ainda que a estatal prevê investimentos internos de US$ 158,2 bilhões entre 2009 e 2013, o que representa uma média anual de US$ 20 bilhões. Isso implicará na necessidade de criação de mais de 1 milhão de postos de trabalho por ano e na preparação de 243 mil trabalhadores para o setor. A geração de riqueza média anual no período será de R$ 309 bilhões.


Gabrielli lembrou que em 2008 a Petrobras proporcionou ao país uma arrecadação aproximada de R$ 80 bilhões em impostos, contribuições e participações governamentais.

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Governo amplia em duas parcelas o seguro-desemprego para demitidos em dezembro

Brasília - Os trabalhadores demitidos em dezembro do ano passado terão direito a receber até sete parcelas do seguro-desemprego. O anúncio foi feito hoje (24) pelo Ministro do Trabalho, Carlos Lupi. De acordo ele, pessoas que perderam o emprego em 42 setores – entre eles, os das indústrias textil, metatúrgica e mecânica – passarão a ter o benefício a partir de 1º abril. Segundo dados dos ministério, 103,7 mil desempregados vão ser atingidos pela medida.

A ampliação de cinco para sete do número máximo de parcelas do segundo-desemprego precisa ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) durante reunião agendada para o próximo dia 30.

O ministro explicou que o critério usado para que as duas parcelas a mais sejam concedidas a esses trabalhadores foi a comparação da média entre 2003 e 2009, da evolução do emprego com carteira assinada em cada subsetor de atividade, com base no movimento dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro últimos.

"Os que tiveram saldo negativo 30% superior a essa média entraram no benefício. Portanto, quem foi demitido em dezembro, dentro dos subsetores e estados selecionados, terá mais duas parcelas. Quem tinha direito a três meses de seguro-desemprego, receberá cinco. Quem receberia cinco, contará com sete", disse Lupi.

O valor a ser recebido varia de R$ 426 (valor do salário mínimo) a R$ 870,01. O ministério estima que o gasto será de R$ R$ 126 milhões.

O ministro disse ainda que não espera que seja feita novamente uma nova ampliação do seguro-desemprego porque no mês de fevereiro já houve uma recuperação no número de novos empregos. “Se tivéssemos uma média continuada de demissões negativas acima de 30% nos setores, poderíamos solicitar uma nova autorização”, explicou.


Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Robinho ameaça processar Pelé após ser associado a drogas

O atacante brasileiro Robinho, do Manchester City, se pronunciou em seu site oficial sobre a declaração polêmica do ex-jogador Pelé, que ao responder uma pergunta sobre drogas no futebol citou o ex-camisa 7 santista e também o atacante corintiano Ronaldo como exemplos negativos.

De acordo com a nota, Robinho está disposto a ir à Justiça contra Pelé caso não haja uma retratação.

"Uma retratação formal do Pelé será pedida, caso ele tenha sido mal-interpretado na entrevista. E que caso ele não se manifeste, terá que responder na Justiça pelo comentário infeliz e infundado", diz trecho da nota, que ressalta que "Robinho está decepcionado com Pelé, que fora de campo não lembra o grande ídolo que foi, e que parece que Pelé anda lendo jornais sensacionalistas e tirando conclusões sem o menor fundamento".

A declaração polêmica de Pelé foi dada na semana passada. "A maioria dos jornalistas fala em droga no futebol, mas na verdade são poucos os casos. É injusto se falar droga no futebol só por causa de um ou dois casos, como o que aconteceu com Ronaldo, com o Robinho que tiveram esse problema", disse o ex-jogador, na ocasião.

Robinho nunca teve problema com drogas reconhecido publicamente. O jogador se envolveu recentemente em um escândalo sexual na Inglaterra --é investigado por abusar sexualmente de uma garota em um clube noturno em Leeds.

Na época, Pelé não perdeu a oportunidade de criticar o ex-atacante do Santos após saber da notícias pela imprensa.

"Coisas como estas me deixam triste. Lutamos tanto para abrir as portas para as novas gerações, com tudo o que vocês sabem sobre a nossa conduta, que é triste ver um jogador expoente, que poderia dar exemplo, fazer isso não só com o futebol, mas com o próprio país", disse Pelé.

*Com informações da Folha Online

Duas semanas após sorteio, ganhadores da Mega-Sena continuam desaparecidos

Quase duas semanas após o sorteio, os dois ganhadores do concurso 1055, realizado em 11 de março, ainda não apareceram para receber o prêmio de R$ 5,2 milhões, para cada um. Sem aplicar esse dinheiro na poupança, por exemplo, cada apostador deixou de ganhar mais de R$ 16 mil neste período. Todos os dias, os sorteados deixam de receber aproximadamente três salários mínimos. Por mês, o rendimento do prêmio chegaria a R$ 35 mil.

Os dois bilhetes foram registrados em São Paulo, um deles na cidade de Capivari e outro em Taubaté. Os ganhadores têm 90 dias, a contar da data do sorteio, para resgatar a bolada. Caso não apareçam, todo o dinheiro será destinado ao Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Confira as dezenas da Mega-Sena (1055) que geram todo esse suspense: 12 – 15 – 16 – 20 – 27 – 32.

A Mega-Sena, concurso 1059, pode pagar R$ 1,8 milhão para o sortudo que acertar as seis dezenas nesta quarta-feira (25). Na poupança, por mês, o prêmio renderia cerca de R$ 12 mil. O sorteio começa a partir das 20h, em Campos dos Goytacazes (RJ). A aposta simples custa R$ 1,75 e pode ser feita até uma hora antes do sorteio.
Fonte: DN Online

Mulher coloca a virgindade à venda na web por cerca de R$ 160 mil

A adolescente romena Alina Percea, de 18 anos, natural de Caracal (Romênia), está leiloando na internet sua virgindade por 50 mil libras (cerca de R$ 163 mil) para pagar seus estudos, segundo o tabloide inglês "The Sun". Segundo matéria publicada no portal G1, por enquanto, a maior oferta no site alemão em que está sendo realizado o leilão, é de 5.003 euros (cerca de R$ 22 mil).


"Eu quero conhecer um homem gentil, respeitoso e generoso", disse Alina, destacando que tem um certificado de seu ginecologista que comprova que ela é "virgem".

Segundo a reportagem do jornal, a romena também disse que vai renunciar ao uso de preservativos. Ela contou que vai entregar ao vencedor do leilão um atestado médico que mostra que ela não tem nenhuma doença sexualmente transmissível.

Em 2007, a britânica Carys Copestake, de 18 anos, vendeu sua primeira vez por 10 mil libras. Quatro anos antes, outra britânica, a estudante Rosie Reid, de 18 anos, leiloou sua virgindade pela Internet por 8.400 libras para pagar os estudos.

No ano passado, a jovem norte-americana que usa o pseudômino de Natalie Dylan também decidiu leiloar publicamente sua virgindade para pagar seus estudos. Ela chegou a dizer que já tinha recebido uma oferta de US$ 3,7 milhões.

Em setembro, quando decidiu leiloar a virgindade, a estudante disse que esperava que as ofertas chegassem a US$ 1 milhão. Natalie Dylan disse que foi persuadida a colocar a virgindade à venda depois que sua irmã Avia, de 23 anos, pagou seus estudos ao trabalhar como prostituta por três semanas.

Fonte: DN Online

Aeronáutica abre inscrições para vagas de nível médio e superior; até R$ 5.600

A Aeronáutica, por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), abre inscrições nesta terça-feira (24) para 148 vagas de nível médio e superior. Os salários variam entre R$ 3.682,02 (médio) e R$ 5.629,42 (superior).

Das vagas, 131 são de nível superior e 17, de nível médio.

A taxa de inscrição é de R$ 60 para nível médio e R$ 80 para superior. As inscrições podem ser feitas somente pela internet, no site da Fundação Cesgranrio, até o dia 7 de abril.

Há reserva de vagas para pessoas com deficiência.

As provas serão realizadas no dia 17 de maio, em Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP) e São José dos Campos (SP).

O resultado final está previsto para o dia 16 de junho.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Administração de Empresas
Análise de Sistemas
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Engenharia Cartográfica
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia de Produção
Engenharia de Telecomunicações
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Metalúrgica
Estatística
Jurídica
Tradução e Intérprete
Licença de Pessoal - Habilitação Inglês

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

Técnico em Informações Aeronáuticas
Técnico em Eletrônica e Telecomunicação
Técnico em Programação Operacional de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

Fonte: DN Online

domingo, 22 de março de 2009

Elio Gaspari: Primeira fase do vestibular pode ser substituída pela nota do Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, está concluindo uma negociação com os reitores das universidades federais e é possível que já em 2010 a primeira fase seletiva seja substituída pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, informa coluna de Elio Gaspari, publicada neste domingo pela Folha.

Segundo a coluna, apesar de haver ideias adicionais, a mudança tende a começar pelo mais simples. A cada ano, as 55 federais recebem em torno de 1,2 milhão de candidatos para 150 mil vagas. Numa primeira fase, 70% deles são massacrados numa prova mais preocupada em eliminar do que em julgar. Adotando-se as notas do Enem para a demarcação das linhas de corte, leva-se para dentro das escolas a responsabilidade pelo desempenho dos alunos.

A coluna informa que a segunda fase, que cobraria taxas de inscrição, continuaria no âmbito das universidades.


da Folha Online

Adolescente de 15 anos é suspenso na escola por causa de pum

Um adolescente de 15 anos foi suspenso em uma escola de Lakeland, no estado da Flórida (Estados Unidos), por ter soltado um pum durante a aula. O estudante Jonathan Locke Jr. foi suspenso pela escola Bill Duncan por mal comportamento.

Segundo funcionários do colégio, o adolescente soltou gases barulhentos repetidamente para fazer seus colegas rirem. Eles disseram ainda que o cheiro era insuportável e dificultava até mesmo a respiração.

O pai do jovem disse que seu filho não é perfeito, mas ele está apelando contra a suspensão, pois considera que a escola exagerou na punição.

Fonte: G1

Cantora baiana é vítima de grave acidente de carro

A cantora feirense Karla Janaina Borges de Santana, 21 anos encontra-se hospitalizada no EMEC, devido a um acidente de carro. Tiago Araújo Torres, de 21 anos, que também estava no veículo, não sobreviveu aos ferimentos.

O acidente aconteceu por volta das 20h desta sexta-feira (20) quando Karla Janaína e amigos se dirigiam a cidade de Conceição do Jacuípe, onde se apresentaria em uma festa de aniversário. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a motorista Ariane Santana Barros, que teve ferimentos leves, perdeu o controle do veículo e acabou capotando na estrada. Tiago não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do Hospital Geral Clériston Andrade.

Além de Karla, Rebeca Juliana Limeira, de idade não identificada, teve lesões graves e foi encaminhada para o Hospital Clériston Andrade, onde permaneceu internada até a madrugada do sábado quando foi transferidas para o EMEC. A outra passageira, Marline da Costa, teve ferimentos leves.

A PRF efetuou o teste do bafômetro na condutora do veículo, mas não foi constatado presença de álcool. Karla Janaína já está fora de perigo, entretanto, continua internada e com lesões na face.

Fonte: IG